SMS promove ciclo de palestras para reduzir óbitos maternos, fetais e infantis

sms-promove-ciclo-de-palestras-para-reduzir-obitos-maternos,-fetais-e-infantis

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) está promovendo, nesta terça-feira (30), um ciclo de palestras sobre investigação de óbitos maternos, fetais e infantis. Esta iniciativa visa capacitar os profissionais da área da saúde que atuam na atenção primária dos Distritos Sanitários. O evento acontece no auditório da sede da SMS, no Centro de Maceió, das 8h às 12h.

O ciclo de palestras terá como foco a síndrome hipertensiva, hemorragia pós-parto e prematuridade. Os palestrantes serão o médico neonatologista, Dr. Kielson Garcia, e a médica pediatra e neonatologista, Dra. Sonaly Chiquito. A formação acontece em alusão ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna (28 de maio).

De acordo com a técnica da Vigilância do Óbito Materno, Adriana Alves, as mortes maternas e infantis são indicadores importantes para a qualidade de vida da população brasileira. Ela destaca que grande parte desses óbitos pode ser evitada por meio do conhecimento adequado dos profissionais que atendem à mulher no ciclo gravídico puerperal.

Os dados da SMS mostram que as principais causas de óbito materno são hipertensão e hemorragia pós-parto. No período entre 2018 e 2022 ocorreram 35 mortes em Maceió, incluindo o período da pandemia Covid-19. Já a taxa de mortalidade infantil foi 12,74 óbitos para cada mil nascidos vivos no mesmo período. Quanto aos óbitos fetais, foram registradas 725 mortes nos últimos cinco anos em Maceió – sendo 49 casos apenas neste ano até agora.

A SMS tem investido na capacitação dos profissionais para reduzir o número desses óbitos evitáveis. Por isso, convida todos os interessados para participarem deste ciclo de palestras gratuitas sobre investigação de óbitos maternos, fetais e infantis – inscrições disponíveis pelo link http://eventos.sms.maceio.al.gov.br .

O post SMS promove ciclo de palestras para reduzir óbitos maternos, fetais e infantis apareceu primeiro em BR104 – Portal de notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.