Clientes denunciam empresa Vamos Parcelar por estelionato em repasses do IPVA

clientes-denunciam-empresa-vamos-parcelar-por-estelionato-em-repasses-do-ipva

Além de mais de 3 mil reclamações em um site de avaliação de serviços, uma empresa de parcelamento de Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) do Distrito Federal soma ocorrências na Polícia Civil (PCDF). De acordo com os documentos obtidos pelo Metrópoles, clientes denunciaram a Vamos Parcelar por estelionato e crimes cibernéticos.

A Vamos Parcelar atua como intermediária entre constribuintes e a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz). Entretanto, sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou diversos proprietários de veículos em situação de inadimplência, como se não tivessem pago o tributo.

Em uma das ocorrências registradas na PCDF contra a empresa, um homem afirma ter realizado o pagamento do IPVA e do licenciamento do carro da esposa em 2022 pelo site da Fazenda do DF. No website, haveria algumas empresas parceiras para realizar o pagamento pelo cartão de crédito — entre elas a Vamos Parcelar, que acabou sendo a escolhida pelo denunciante.

Segundo ele contou à polícia, o pagamento foi feito à empresa em 15 de maio. Porém, em 22 de maio, o valor ainda não tinha sido repassado ao Detran-DF.

A vítima ressalta ter tentado contato com a empresa, mas não obteve resposta pelo e-mail ou telefone disponíveis no site da Vamos Parcelar. Então, ela entrou em contato com o banco a fim de cancelar o pagamento. Porém, o procedimento só poderia ser feito a pedido da empresa. O prejuízo, no total, foi de mais de R$ 10 mil. A ocorrência foi registrada recentemente, em 22 de maio.

Mais denúncias

Também em maio deste ano, uma moradora de Taguatinga procurou a PCDF para denunciar a Vamos Parcelar. Segundo a vítima, em 23 de março, ela efetuou um pagamento para quitação do IPVA de 2021 junto à empresa.

O valor parcelado no cartão de crédito dela foi de pouco mais de R$ 2 mil. Entretanto, em 16 de maio, ela percebeu que a empresa não repassou o valor à Secretaria de Fazenda, o que a deixou como inadimplente.

Ela também tentou contato pelo site vamosparcelar.com, não obtendo sucesso. Os telefones que estariam vinculados à empresa constavam como inexistentes. Ela registrou ocorrência contra a empresa pelo crime de estelionato.

As acusações de estelionato contra a Vamos Parcelar são investigadas pela 38ª DP (Vicente Pires), pela 21ª DP (Taguatinga Sul) e pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT).

O que diz a Sefaz

Em 12 de maio, o Metrópoles procurou a Sefaz-DF e questionou sobre a Vamos Parcelar. A pasta informou que não tinha dimensão do valor dos repasses não efetuados porque “a negociação é realizada entre a empresa credenciada e o cliente, e a Secretaria de Fazenda não tem conhecimento se tais negociações foram efetivamente realizadas”.

A pasta recomenda que os clientes da Vamos Parcelar procurem a empresa credenciada para resolver o problema, embora tal procedimento tenha sido em vão. Diante das novas denúncias, a pasta foi novamente acionada e o posicionamento será incluído no texto tão logo haja manifestação.

A reportagem acionou a Vamos Parcelar e aguarda resposta.

The post Clientes denunciam empresa Vamos Parcelar por estelionato em repasses do IPVA first appeared on Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.