Coreia do Norte diz que lançará satélite espião para ‘enfrentar as perigosas ações dos EUA e seus vassalos’

Para não alarmas os japoneses com um lançamento que pode fazer com que detritos caiam nas águas do mar, a Coreia do Norte avisou o Japão que haverá um lançamento. Kim Jong-un e a filha dele, Kim Ju-ae, em 16 de maio de 2023
KCNA/Via Reuters
A Coreia do Norte afirmou que vai lançar um satélite de espionagem em junho para monitorar os movimentos militares dos Estados Unidos e seus aliados em tempo real.
O anúncio foi feito pela agência de notícias oficial KCNA. O veículo atribuiu a informação a Ri Pyong Chol, vice-presidente da comissão militar central do partido no poder. Segundo ele, o satélite vai ser usado para “enfrentar as perigosas ações militares dos EUA e seus vassalos”.
Coreia do Norte notificou o Japão
O Japão disse que o governo norte-coreano havia avisado que planejava lançar um satélite nas próximas semanas.
O gabinete do primeiro-ministro Fumio Kishida disse no Twitter que as autoridades japonesas acreditavam que o lançamento envolveria um míssil balístico.
De acordo com os japoneses, a Coreia do Norte informou à guarda costeira japonesa que lançará um foguete entre 31 de maio e 11 de junho e que detritos devem cair nas águas do Mar Amarelo, do Mar da China Oriental ou do leste da Ilha de Luzon, nas Filipinas.
Kim Jong-un é fotografado examinando satélite espião que Coreia do Norte lançará em breve
Mísseis norte-coreanos ativaram sistemas de emergência no Japão
A Coreia do Norte intensificou seus lançamentos de mísseis nos últimos meses, alguns dos quais ativaram sistemas de emergência em partes do Japão.
O desenvolvimento de um satélite de reconhecimento foi um dos principais projetos de defesa de Pyongyang revelados no ano passado pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.