Incêndio no Canadá leva à evacuação de 18.000 pessoas

incendio-no-canada-leva-a-evacuacao-de-18.000-pessoas

A cidade de Halifax, no leste do Canadá, declarou estado de emergência local na noite de domingo (28.mai.2028), depois que um incêndio florestal provocou quedas de energia na região e forçou a evacuação de cerca de 18.000 pessoas. As informações são da CBC. 

As ordens de evacuação cobrem áreas de Hammonds Plains, Upper Tantallon e Pockwock. Essas comunidades estão situadas a cerca de 24 quilômetros de Halifax. 

Formulário de cadastro

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou em uma postagem no Twitter nesta 2ª (29.mai) que a situação de incêndio na província de Nova Escócia, onde Halifax está localizada, é “incrivelmente séria” e disse que o governo canadense está pronto para fornecer qualquer assistência necessária. 

Em fala a jornalistas, o primeiro-ministro da Nova Escócia, Tim Houston, disse que o apoio financeiro de até US$ 500 estaria disponível para famílias em áreas evacuadas. Mais detalhes sobre elegibilidade e como os residentes podem se registrar para ter acesso ao recurso estarão disponíveis na 3ª (30.mai).

“Vamos trabalhar com a Cruz Vermelha para disponibilizar esse financiamento para vocês o mais rápido possível”, disse Houston a jornalistas.

O ​DNRR (Departamento Provincial de Recursos Naturais e Renováveis) informou nesta 2ª (29.mai), pouco depois das 15h00 (horário local), que o incêndio ainda se estimava em 788 hectares.

O vice-chefe regional de incêndio e emergência de Halifax, Dave Meldrum, disse mais cedo que não há relatos de pessoas feridas, mas “numerosos” edifícios foram afetados ou perdidos. 

“Este incêndio não foi contido. Hoje não se espalhou consideravelmente, e isso se deve ao clima, ao trabalho dos bombeiros no solo e ao trabalho das unidades aéreas [do Departamento de Recursos Naturais e Renováveis ​​da Nova Escócia]”, disse Meldrum. 

Mais de 200 bombeiros estão combatendo o incêndio, incluindo 170 do município regional de Halifax, 32 do DNRR e 7 do Departamento de Defesa Nacional. A causa do incêndio continua sendo investigada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.