China rejeita convite dos EUA para que chefes de defesa se reúnam em Singapura nesta semana

china-rejeita-convite-dos-eua-para-que-chefes-de-defesa-se-reunam-em-singapura-nesta-semana

A China rejeitou uma proposta dos Estados Unidos para que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, se reunisse com seu homólogo chinês, Li Shangfu, no Fórum de Segurança de Diálogo Shangri-La em Singapura nesta semana, de acordo com um comunicado do Pentágono.

No comunicado, os EUA disseram que o país recusou um convite feito no início de maio para uma reunião, mas disse que a recusa não impediria os EUA de buscar melhores linhas de comunicação.

“A falta de vontade da China de se envolver em discussões militares significativas não diminuirá o compromisso do Departamento de Defesa de buscar linhas de comunicação abertas com o Exército de Libertação do Povo (PLA) em vários níveis como parte da gestão responsável do relacionamento”, disse o Secretário de Imprensa do Pentágono, Patrick Ryder, na declaração.

Em resposta, a Embaixada da China nos EUA questionou a sinceridade e o significado do convite, apontando as sanções dos EUA impostas a autoridades, instituições e empresas chinesas.

A declaração não mencionou especificamente as sanções contra Li, que foram impostas em 2018 pelo governo do ex-presidente Donald Trump devido à compra de armas russas pela China, incluindo uma aeronave de combate Su-35 e um míssil terra-ar S-400.

 

 

Os EUA impuseram uma série de sanções à China nos últimos anos por vários motivos, incluindo supostos abusos dos direitos humanos em Xinjiang e restrições às liberdades políticas em Hong Kong.

No comunicado, o porta-voz da Embaixada da China, Liu Pengyu, disse que “a China sempre se opõe firmemente a sanções unilaterais ilegais e deixou clara sua posição severa para o lado dos EUA”.

“O lado dos EUA deve suspender imediatamente as sanções e tomar ações concretas para remover obstáculos, criar uma atmosfera e condições favoráveis para o diálogo e a comunicação”, acrescentou. O Wall Street Journal noticiou pela primeira vez a recusa da China em participar de uma reunião entre os chefes de defesa.

Austin disse à CNN no início deste ano que não falava com seu colega chinês há “meses”, e a China continuou a rejeitar pedidos de reuniões e telefonemas, disseram autoridades de defesa.

“Esta está longe de ser a primeira vez que o PRC rejeitou convites para se comunicar do secretário, do presidente do Estado-Maior Conjunto ou de outros funcionários do Departamento”, disse um oficial da defesa.

“Francamente, é apenas a última de uma ladainha de desculpas. Desde 2021, o PRC recusou ou falhou em responder a mais de uma dúzia de solicitações do Departamento de Defesa para compromissos de líderes importantes, vários pedidos de diálogos permanentes e quase dez compromissos de nível de trabalho ”, acrescentou.

A oposição da China à reunião ocorre em meio a relações tensas entre os dois países após a viagem da ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi à ilha autônoma de Taiwan em agosto passado e a decisão dos EUA de abater um balão espião chinês que transitava sobre locais militares americanos sensíveis em fevereiro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em China rejeita convite dos EUA para que chefes de defesa se reúnam em Singapura nesta semana no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.