Ibovespa: Os sinais negativos que afundam índice nesta terça-feira

ibovespa:-os-sinais-negativos-que-afundam-indice-nesta-terca-feira

B3
Ibovespa cai levado pelas commodities (Imagem: Bloomberg)

O Ibovespa tem mais uma sessão negativa nessa terça-feira influenciado pelo peso das commodities. Por volta das 12h35, o índice despencava 1,41%, a 108.780 pontos. Em Wall Street:

  • Nasdaq tinha alta de 0,66%;
  • S&P 500 exibia variação positiva de 0,15%;

Lá fora, os índices americanos dão sinais de reação com a esperança de que congressistas e o presidente Joe Biden cheguem a um acordo sobre o teto da dívida.

Por aqui, o risco de desaceleração da China continua impactando o setor de mais peso na bolsa: as commodities. Os papéis de Gerdau (GGBR4), CSN (CSNA3),  Metalúrgica  Gerdau (GOAU4), 3R Petroleum (RRRP3), Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) caem em bloco.

Os preços dos contratos futuros do minério de ferro na China, bem como de outros produtos siderúrgicos, voltaram a cair com receios de uma economia mais fraca.

“Na China, cresce o ‘eco’ de uma perda de momento do crescimento e o que isso pode trazer de impacto na economia global e nos mercados”, pondera o CIO da TAG Investimentos, Dan Kawa, em comentário matinal.

A expectativa é de que a indústria no país tenha contraído ainda mais em maio, aumentando as pressões enfrentadas pela segunda maior economia do mundo em meio à retomada econômica desigual da pandemia.

E para piorar, o setor bancário, que também possui forte peso no índice, também recua.

O Itaú (ITUB4) perde 1,71%. Outros bancos também tinham desempenho negativo: o Bradesco (BBDC4) recua 2,23% e o BTG Pactual (BPAC11) tem queda de 2,93%.

Nesta terça, dados do Banco Central mostraram que as concessões de empréstimos com recursos livres no Brasil recuaram 16,5% em abril ante março, enquanto a inadimplência no segmento de recursos livres subiu.

ARCABOUÇO FISCAL: SOLUÇÃO MOMENTÂNEA OU DEFINITIVA PARA A ECONOMIA DO BRASIL? EMPIRICUS INDICA!

Inflação em queda

Nesta terça-feira, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que a deflação do IGP-M se intensificou em maio para 1,84% e marcou a maior queda na série histórica iniciada em 1989. Em paralelo, o Índice de Preços ao Produtor (IPP), do IBGE, caiu 0,35% em abril, a terceira taxa mensal negativa seguida.

Os números foram conhecidos após declaração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na noite da véspera, de que os núcleos de inflação estão, em média, arrefecendo, embora mais lentamente do que o esperado, e o Brasil entrou em uma janela temporal agora na qual esse movimento de queda deve continuar.

Com Reuters

++ Notícias

  • O que fez Ibovespa (IBOV) virar para queda nesta terça-feira (23)?

  • Ibovespa (IBOV) deve ter sessão mais animada nesta terça-feira (30); veja o que esperar para o dia

  • Tempo Real: Ibovespa pode levar susto do petróleo nesta terça-feira (30)

  • Líder do Solidariedade diz que Câmara não vota arcabouço nesta terça-feira

  • Marca com 70 anos chega ao fim e é destaque nos jornais nesta terça-feira (30)

O post Ibovespa: Os sinais negativos que afundam índice nesta terça-feira apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.