Escola Municipal Tradutor João Sampaio finaliza Programa Família e Escola com formação sobre desperdício de alimentos

escola-municipal-tradutor-joao-sampaio-finaliza-programa-familia-e-escola-com-formacao-sobre-desperdicio-de-alimentos

A Escola Municipal Tradutor João Sampaio, localizada na cidade de Manaus, no Amazonas, finalizou nesta terça-feira (30) o Programa Família e Escola com uma formação sobre o desperdício e reaproveitamento de alimentos. O programa tem como objetivo estimular a presença e o acompanhamento dos pais no cotidiano escolar dos estudantes.

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi criado em 1995 pelo Ministério da Educação. Ele possui caráter suplementar e destina recursos financeiros às entidades participantes para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas, incentivar a autogestão escolar e o exercício da cidadania, com a participação da comunidade no controle social.

Cerca de 40 pessoas participaram da formação na Escola Municipal Tradutor João Sampaio, entre elas dona Cícera Benedita dos Santos, 70 anos, avó do estudante João Vitor, 9 anos. Dona Cícera contou que nunca tinha participado de algo assim antes e que se sentiu muito feliz por ter acompanhado o neto. João Vitor também comemorou a presença da avó e o conhecimento adquirido na formação.

Outra mãe presente foi Vânia Maria dos Santos, 41 anos, que tem três filhos na escola e um deles também participou do programa. Ela contou que aprendeu bastante coisa durante as atividades e espera que haja mais oportunidades como essas para os pais.

A equipe de manipulação de alimentos da escola promoveu uma apresentação sobre produção, reaproveitamento de alimentos, preparação e cuidados necessários para garantir uma alimentação saudável. A merendeira Edja Martins destacou que o programa foi essencial para fomentar a importância do suporte da família no desenvolvimento nutricional dos estudantes.

A diretora escolar Adriana de Lima afirmou que a unidade educacional atende em torno de 800 estudantes do 1º ao 9º anos e também da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Ela contou que após a execução do programa os pais começaram a entender melhor o significado real da escola. A coordenadora Marta Palmeira explicou que mais de 10 escolas são selecionadas para executar projetos que tragam as famílias para dentro das unidades educacionais.

O Programa Família e Escola teve como objetivo estimular o envolvimento dos pais no cotidiano escolar dos estudantes para melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiadas pela iniciativa. Além disso, as atividades também visaram ensinar sobre reaproveitamento de alimentos baratos e nutritivos para garantir uma alimentação saudável às famílias carentes beneficiadas pelo PDDE.

O post Escola Municipal Tradutor João Sampaio finaliza Programa Família e Escola com formação sobre desperdício de alimentos apareceu primeiro em BR104 – Portal de notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.