Rymo da Amazônia: investimentos constantes

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Referência em atacado e varejo no norte do país, Rymo da Amazônia não abre mão de novos investimentos para manter a qualidade do serviço

“Tudo de papel e impressão em um só lugar”. O passar dos anos e o surgimento de novas tendências ajudaram a reforçar o lema central da Rymo da Amazônia, loja com sede na cidade de Manaus que se destaca há mais de 36 anos no mercado papeleiro do norte do Brasil. Se o objetivo inicial do empreendimento, fundado em 1986 por um dos diretores industriais da Kodak, era comercializar filmes e papéis fotográficos, as mudanças do mercado fizeram a empresa se tornar referência tanto no atacado quanto no varejo pela distribuição de insumos para a indústria gráfica. Atualmente, a Rymo emprega cerca de 120 pessoas e possui espaço físico de aproximadamente 500 m².

Para José de Almeida, diretor executivo da Rymo, a garantia de que o consumidor achará o que procura na loja é uma das chaves para o sucesso e longevidade da empresa. “Somos sinônimo de papéis de imprimir e escrever, papel sublimação, para plotter e até mesmo fotográfico. Ouso dizer que temos até papel para enrolar prego. Além disso, temos contrato de distribuição com a Kodak, Sylvamo, Bottcher, SunChemcial, Suzano, Klabin e outras marcas”, enumerou o gestor.

Com distribuidores no Pará e representantes nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, a Rymo também atende os mercados de Roraima e Acre. Para absorver a alta demanda de produtos, no entanto, a empresa precisa superar constantemente os desafios logísticos do norte do país.
“O momento mais desafiador para quem quer se instalar em Manaus é a logística, com certeza.

Depois que a nota fiscal é entregue à transportadora, o prazo médio de entrega na região nunca é inferior a 25 dias para produtos vindos do Sudeste. Quando tratamos do mercado asiático, então, o tempo médio de entrega chega a 60 dias”, constatou José de Almeida, que também conta que precisou mudar processos internos da empresa para sobreviver à pandemia. “O desafio constante da logística se acentuou com a redução de 50% nas vendas durante os dois primeiros meses de 2021. Tivemos que nos reinventar: reforçamos o treinamento para os funcionários, criamos um departamento de marketing e novos negócios e contratamos uma empresa de consultoria para nos auxiliar no planejamento estratégico”, recordou.

Na visão de José de Almeida, a Rymo não pode ser vista como uma empresa atrativa apenas para os clientes. Para o executivo, funcionários bem treinados e remunerados aumentam as chances de sucesso nas vendas. “Nossos colaboradores têm vários benefícios, como plano de saúde e odontológico, ajuda de combustível e recebimento de cestas básicas. Além disso, oferecemos ao cliente cortes de papel totalmente grátis, amplo estacionamento e ambiente climatizado. Me identifico muito com o setor de vendas, pois uma venda bem-feita, na qual entendemos as reais necessidade do cliente, acaba o fidelizando”, refletiu .

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A paixão pelo negócio é outro ponto relevante para o sucesso comercial, na opinião do gestor. “O que nos motiva é sermos apaixonados pelo papel e segmento gráfico, pois tenho formação como técnico gráfico. Percebemos também que o mercado da região Norte era bem carente quanto à oferta de papel de imprimir e escrever, hoje somos referência nesses papéis, o que nos encoraja muito a continuar ampliando nosso portfólio. Atualmente somos uma empresa com mais de 15 mil itens de materiais de impressão. O cliente Rymo não precisa ir a outro lugar quando o assunto é papel”, garantiu.

O sucesso comercial da Rymo, no entanto, não significa acomodação. Além do investimento na criação de um departamento de marketing durante a pandemia, a empresa também investiu na constituição de um departamento de RH, coordenado por um psicólogo. O próximo passo, segundo José de Almeida, será o investimento em plataforma própria de e-commerce. Além disso, o administrador também pretende, em médio prazo, abrir uma filial em outro estado da região Norte.

“No momento, atuamos fortemente no Whatsapp e usamos a plataforma de venda da Magazine Luiza. Pretendemos lançar nosso próprio site de vendas já no ano de 2023. Estamos aprendendo ainda, as vendas pela plataforma da Magalu não são tão representativas dentro do nosso faturamento, mas estamos fazendo o dever de casa”, analisou. “Com relação às nossas entregas, fazemos para todo o Brasil por meio de transportadora indicada pelo cliente. Quando a operação é CIF, no entanto, enviamos os produtos pelo nosso transportador contratado”, explicou.

A busca por novos produtos a serem comercializados é outra constante dentro da empresa. “Isto é importante, no mês de outubro formamos o Comitê de Novos Produtos, o qual visa buscar novos itens que tenham sinergia com nosso segmento e verificar a viabilização da comercialização deles”, revelou José de Almeida.

rymo da amazônia

Rymo da Amazônia

De onde é: Manaus.
Criada em: 1986
Onde está presente: em toda a região Norte do Brasil, além dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
Equipe: 120 colaboradores diretos e 10 terceirizados.
Área: aproximadamente 500 m².
Mix: linha completa de papel para imprimir e escrever, consumíveis para a indústria gráfica, equipamentos para o mercado de comunicação visual e materiais de expediente.
Perfil do cliente: indústria, educação, profissionais liberais e igrejas.
Tíquete médio: no varejo, R$ 290,00. No atacado, R$ 1.850,00.
A vitrine precisa ter: toda a linha de papéis Chamex e papéis especiais.
Melhores fornecedores: Sylvamo, Pilot, Dello, Kodak e Sertic.
Presença digital…
Site: rymo.com.br
Instagram: @rymodaamazonia

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