Homem é contido e enforcado com equipamento usado para capturar animais durante resgate de puma em Vacaria; VÍDEO

homem-e-contido-e-enforcado-com-equipamento-usado-para-capturar-animais-durante-resgate-de-puma-em-vacaria;-video


Caso ocorreu na segunda-feira (29). Esposa do homem também foi agredida. Casal registrou boletim de ocorrência na delegacia do município. Polícia investiga agressão a casal durante resgate de puma no RS
A Polícia Ambiental de Canela investiga agressões a um casal flagradas em vídeo em Vacaria, na Serra do RS. O caso aconteceu na segunda-feira (29), durante o resgate de um puma, que precisou ser retirado de cima de uma árvore naquele dia por agentes do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM).
VÍDEO: puma é resgatado de cima de árvore após 11 horas
No vídeo, é possível ver a mulher de 50 anos sendo imobilizada por agentes, enquanto o homem de 49 anos é contido e enforcado com um “cambão”, tipo de equipamento usado para resgate de animais. Segundo o tenente-coronel Marcelo Scapin Rovani, comandante do 3° BABM, o homem que aparece no vídeo usando o equipamento é um agente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que não foi identificado.
O g1 tentou contato com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e a Guarda Municipal de Vacaria, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Rovani diz que a confusão começou após a mulher de 50 anos ultrapassar o perímetro de contenção. Ela teria feito um comentário jocoso sobre o resgate após ser advertida pelos profissionais que estavam no local. Um termo circunstanciado foi registrado contra o casal por desobediência, desacato e resistência.
“Os agentes ampliaram a área de isolamento devido à necessidade. Chegaram bombeiros, Guarda Municipal, e foram ampliando o perímetro, para dar segurança aos agentes. Em uma dessas ampliações, a senhora foi avisada e soltou uma gracinha para o pessoal: ‘se a onça vier, eu pego na unha e ajudo vocês””, diz.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Vacaria, a mulher foi enforcada, jogada no chão e algemada por um dos policiais ambientais que atendiam a ocorrência. Rovani explica que a técnica é “totalmente fora do padrão” da Brigada Militar e não foi solicitada pelos agentes.
“O pessoal do Ibama foi ajudar de uma maneira totalmente fora do padrão. Na cabeça dele [funcionário do Ibama], ele estava ajudando. Os bombeiros foram com uma técnica melhor”, explica.
Ao g1, a mulher disse que foi com o marido até o mercado para comprar ração para seu gato e. quando chegou perto do comércio, notou uma movimentação atípica na rua. Ela diz que estava perto da fita que isolava a área, mas não dentro do perímetro. De acordo com ela, um policial teria agido com rispidez .
“Um deles, que estava arrumando a fita, disse para mim: ‘nós vamos colocar a fita para trás, porque nós não vamos nos responsabilizar se o leão [puma] pular e matar vocês’. Daí eu respondi ‘se a onça vier, eu pego na unha e ajudo vocês’”.
O caso deve será investigado pelo 1º tenente Marco Antônio Ritter, comandante da Polícia Ambiental de Canela (Patram). A Patram deve avaliar se houve violência indevida contra o casal.
“Vamos abrir procedimento investigatorio, que é pra analisar os vídeos que estão circulando. Também tem outro de outro ângulo que nos permite ver que os cachorros atacaram a senhora quando ela encosta na grade, os cachorros mordem ela.”, explica o tenente-coronel Marcelo Scapin Rovani.
Resgate
Um puma, que havia sido flagrado repousando em cima de uma árvore em Vacaria, na Serra do RS, na segunda-feira (29), foi resgatado por agentes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) e devolvido à natureza, em um parque do Ibama, na terça (30).
O resgate aconteceu por volta de 1h30, depois de 11 horas de monitoramento feito por agentes da Patrulha Ambiental, da Brigada Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros. O animal passou por uma avaliação veterinária, que constatou que se trata de um macho de 27 kg e cerca de três anos.
Para fazer a captura, os policiais usaram dardos tranquilizantes. O animal ainda tentou escapar, mas as equipes conseguiram contê-lo usando redes. O animal foi liberado, após se recuperar do efeito dos tranquilizantes, no Parque Estadual do Ibitiriá, na região.
Puma foi resgatado de árvore em Vacaria e devolvido a seu habitat natural
Divulgação/Comunicação Social 3º BABM
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.