53 deputados de oposição votaram a favor da MP da Esplanada

A votação da estrutura ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o apoio de 8 deputados do Partido Liberal, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro. A sigla é abertamente declarada de oposição. Sob críticas a articulação do governo, a Câmara aprovou na 4ª feira (31.mai.2023) a medida provisória 1.154 de 2023 com placar expressivo de 337 votos a favor, 125 contrários e uma abstenção.

No total, 53 deputados de direita e centro-direita votaram a favor do texto. As orientações dos líderes da minoria, da oposição e das bancadas do PL e do Novo foram contrárias à medida provisória. O Novo, com 3 deputados, foi o único partido que votou 100% contra o texto.

Entre os 2 grandes blocos partidários, liderados por siglas de centro, a orientação foi favorável. No entanto, alguns deputados de partidos de centro-direita, que integram os blocos, entregaram votos contrários à MP. É o caso do Republicanos, em que 7 deputados votaram não e outros 31 apoiaram a proposta.

Eis quantos deputados de partidos de direita e centro-direita votaram a favor da MP:

PL – 8 de 85 presentes;
Republicanos – 31 de 38;
PSC – 2 de 2;
Podemos – 10 de 12;
Patriotas – 2 de 4.

No caso do PL, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, anunciou que o partido havia “fechado questão” contra a MP. O termo se refere a uma votação em conjunto da bancada do partido no momento da apreciação nos plenários do Congresso.

A base governista na Câmara não é consolidada. O Poder360 considerou como aliados do Executivo PT, PC do B, PV, MDB, PSD, PDT, PSB, Psol, União Brasil, Rede, Avante e Solidariedade.

O União Brasil compõe a Esplanada de Lula, mas não tem entregado todos os votos ao governo. O apoio ao Executivo varia a depender da pauta. Dos 50 votos do partido, 35 foram favoráveis e 15 contrários.

PSDB e Cidadania foram considerados neutros e o PP como centro. Pouco antes da votação, PP, Republicanos e União Brasil ainda estavam reunidos com suas bancadas para discutir como votariam.

A falta de uma base de apoio consolidada e as dificuldades de articulação do governo foram o que motivaram o atraso na análise da MP. O Poder360 apurou que o atraso na liberação de emendas e em nomeações para cargos públicos são um dos motivos de insatisfação dos deputados. Para o texto ser aprovado, o Planalto prometeu melhorar em relação à agilidade para liberar os recursos e as nomeações.

Leia como votou cada deputado na aprovação. Clique no título das colunas para reordenar:

Leia mais sobre a aprovação da MP dos Ministérios:

Lira dá voto de confiança a Lula e Câmara aprova MP da Esplanada
Leia como votou cada partido e deputado na MP dos Ministérios
Deputados aprovam reverter extinção da Funasa

++ Notícias

99 deputados de partidos que têm ministérios votaram contra Lula

Marina diz que Congresso quer retomar Esplanada de Bolsonaro

Relator da MP da Esplanada deve manter esvaziamento do MMA

Lira dá voto de confiança a Lula e Câmara aprova MP da Esplanada

Governo trabalhará para reverter mudança em MP da Esplanada

O post 53 deputados de oposição votaram a favor da MP da Esplanada apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.