É finanças pessoais que se fala?

e-financas-pessoais-que-se-fala?

Dinheiro não é somente sobre números. As escolhas que fazemos ao longo da nossa vida refletem diretamente em nossas finanças pessoais. Aprender a gerenciar nosso tempo e nosso dinheiro compõe parte fundamental da construção de uma vida mais sustentável.

É com muita satisfação que iniciamos hoje, em parceria com o Portal ND+, uma jornada sobre dinheiro, sonhos, prosperidade, bem-estar e consumo consciente.

Nossa expectativa é que possamos contribuir para o crescimento de cada um com relação às suas finanças pessoais para, ao final, estarmos todos juntos na “Estação” que gosto de chamar de “Liberdade de Escolhas”.

Antes de tudo deixem eu me apresentar. Meu nome é Ana Paula Chiara de Oliveira, mas podem me chamar de Ana Oliveira, o importante é que me chamem.

Estou aqui verdadeiramente para entregar meu melhor e te apoiar na conquista de uma vida mais leve e feliz com suas finanças pessoais. Para isso temos nossos canais de comunicação: Instagram (@eusouanaoliveira) ou e-mail ([email protected]).

Sou Administradora, formada pela UDESC, com especialização em Finanças e Educação Financeira, Psicologia Econômica, entre outras.

Apaixonada desde criança por números, porém, sempre vivendo no ciclo do endividamento e, apesar de fazer dinheiro há 28 anos, ter atuado em Instituições Bancárias por 22 anos, apenas nos últimos 6 anos que efetivamente “virei a chave” e me tornei investidora.

Isso porque entendi que é muito mais sobre O QUE fazemos com nosso dinheiro do que QUANTO dinheiro temos. E o mais importante, compreendi COMO fazer. Desenvolvi uma metodologia que começou comigo, para resolver os meus desafios financeiros e que desde 2019 já impactou milhares de vidas através da empresa que fundei na ocasião.

Por lá apoio, junto com minha sócia, Letícia Lucca, pessoas e negócios a encontrarem uma nova consciência financeira para alcançarem seus sonhos.

Meu intuito é, de maneira leve e construtiva, conversamos sobre Finanças Pessoais. De que forma esta pode contribuir para a melhoria da sua vida. Para isso conto com sua interação e participação.  Estaremos por aqui todos os dias da semana para trocar ideias, conhecimentos e experiências sobre o tema.

Espero poder contar com vocês pois nenhum conhecimento é válido se não aplicado.

Para este nosso primeiro “encontro”, decidi falar sobre sonhos.

Desde que o mundo existe trabalhamos com algum tipo de moeda para troca. Isso por aquilo. Aquilo por isso. Pois bem, a moeda evoluiu. E o dinheiro se tornou ferramenta quase que fundamental para alcance dos nossos objetivos e sonhos não é verdade?

Mas como lidar com esse recurso, ora escasso, ora abundante, de forma positiva e a favor do nosso crescimento?

Afinal de contas: Trabalhamos para termos dinheiro ou temos dinheiro porque trabalhamos?

Depende.

Mais importante do que saber fazer orçamentos e planilhas financeiras é entender o que realmente te gera satisfação e bem-estar, para aí então organizar o seu dinheiro de forma a proporcionar o seu sucesso, o seu sonho e a sua felicidade. Ter atitude é o primeiro passo!

E como transformar os sonhos em realidade?

Não julgamento: Primeiro passo para ter uma relação saudável com o dinheiro. Não julgue se você tem menos que o outro ou mais do que suficiente. Certamente o seu dinheiro é resultado da vida que você construiu e escolheu para viver. Aceite-a e a desfrute em sua plenitude. E caso não esteja com satisfação na vida que está vivendo, pare e pense. O que você irá fazer para melhorar essa situação?

Tenha disciplina: Desculpas do tipo “não tenho tempo” ou “não tenho dinheiro”, não combinam com sucesso financeiro. Dedique-se a cuidar do seu dinheiro ou poderá ser tarde demais para retê-lo. Não sabe como fazer? Pergunte para especialistas (consultores, mentores, assessores financeiros). Acredite. Organizar e planejar a vida financeira requer esforço, dedicação e conhecimento. Não acredite em fórmulas mágicas.

Tenha foco: Determine e elenque prioridades na sua vida. Sugiro classificá-las da seguinte forma:

  • Urgentes e Importantes
  • Urgentes, mas não importantes
  • Não Urgentes e Importantes
  • Não Urgentes e Não Importantes (essas se possível elimine!)

O fato é que que não há como tratarmos de finanças sem ajustar o comportamento e as atitudes para que estas sirvam de alavanca para o nosso sucesso e realização pessoal. Isso porque não é somente sobre dinheiro.

Acima de tudo aqui falaremos sobre VIDA. A SUA VIDA!

Portanto, mãos à obra! Porque eu sei que sua vida vale o esforço.

Vamos juntos?

Ana Oliveira
Educadora e Mentora Financeira

Adicionar aos favoritos o Link permanente.