Vereador foragido após assassinato de empresário em SC é cassado por faltar sessões na Câmara

vereador-foragido-apos-assassinato-de-empresario-em-sc-e-cassado-por-faltar-sessoes-na-camara


Valdir Siqueira (MDB) é considerado foragido, segundo a Polícia Civil. Crime aconteceu em 5 de novembro de 2022 e teria sido motivado pelo resultado das eleições presidenciais. Vereador Valdir Siqueira (MDB)
Câmara de Vereadores de Dona Emma/ Divulgação
O vereador investigado por assassinar um empresário após uma discussão em Dona Emma, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, teve o mandato cassado por excesso de faltas injustificadas nas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores. A informação foi divulgada em ato da mesa.
Segundo a Polícia Civil, Valdir Siqueira (MDB) seguia foragido até a noite de quinta-feira (1º). Há um mandado de prisão preventiva ativo contra o parlamentar, que é suspeito de matar a facadas Luciano Mafassoli, de 47 anos, em 5 de novembro de 2022.
A decisão, divulgada em 22 de maio, considera que o vereador não compareceu às sessões ordinárias da Câmara Municipal desde 7 de novembro de 2022. Em 2023, foram 14 faltas.
O delegado Juliano Tumitan, responsável pelo caso, acredita que o inconformismo com o resultado das eleições presidenciais tenha sido motivo do desentendimento dos dois. Conforme a Polícia Civil, o empresário morto havia apostado R$ 5 mil no resultado das eleições presidenciais com o vereador suspeito do homicídio.
O g1 SC procurou a Câmara de Vereadores na quinta-feira, que não se manifestou até a última atualização do texto. A reportagem também não conseguiu contato com o MDB em Santa Catarina.
Relembre o caso, ocorrido após as eleições
Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o processo está na fase recursos.
O crime
Segundo a delegada plantonista Elisabete da Cruz Prado, os três amigos participavam de um churrasco no bar, quando o vereador que teria trabalhado na campanha de Lula (PT) chegou ao estabelecimento e pediu uma cerveja. Após beber, por volta das 14h15, o político foi em direção aos três homens para cumprimentá-los.
Empresário Luciano Mafassoli, assassinado em SC
Redes Sociais/Divulgação
“[Neste momento] iniciou uma discussão, e depois vias de fato [agressões], entre o autor e a vítima fatal”, diz a delegada.
A confusão começou dentro do estabelecimento e continuou ao lado de fora, onde seguiram se agredindo. “O autor foi até o carro dele, pegou uma faca que estava sobre o banco e esfaqueou os três, segundo testemunhas”, descreveu a delegada.
Em seguida, o vereador fugiu e o socorro foi acionado para atender os feridos.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado em g1 SC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.