O radar dos investidores brasileiros está apontado para os Estados Unidos nesta sexta-feira (2). O país divulgou o relatório de emprego em maio e aprovou um projeto de lei que eleva o teto da dívida para evitar calotes. As taxas dos títulos públicos caíam no início da sessão.
Investidores mostram alívio após o fim da “novela” sobre o teto da dívida dos Estados Unidos. O Senado do país aprovou ontem o projeto de lei que passou pela Câmara dos Representantes na véspera para aumentar o teto da dívida e limitar os gastos do governo por dois anos, enviando o tema para a mesa do presidente americano Joe Biden.
Ele deve assiná-lo nesta sexta, apenas três dias antes de os EUA arriscarem seu primeiro calote da dívida soberana.
A primeira atualização do dia nas taxas do Tesouro Direto aconteceu às 9h22, antes da divulgação do payroll dos Estados Unidos. Logo em seguida, às 9h30, o Departamento de Trabalho do país mostrou a criação de 339 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado.
O indicador veio acima do esperado pelo consenso Refinitiv, que projetava 190 mil novas vagas no mês.
No cenário local, destaque para a produção industrial de abril, que caiu mais do que o esperado por analistas. Segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção caiu 0,6%, após ter subido 1,0% em março. Ante abril de 2022, o recuo foi de 2,7%.
A queda foi maior que a prevista pelo consenso de analistas, que apontavam para retração de 0,2% na comparação mensal e de 1,1% na anual.
No Tesouro Direto, o dia é de queda nas taxas. O juro do Tesouro Prefixado 2026 caía novamente para a mínima em 16 meses, de 10,89%. A rentabilidade do título tem passado por “efeito sanfona” nos últimos dias, tocando mínimas e se recuperando logo em seguida.
Já o juro do Tesouro Prefixado 2033 caía de 11,50% na véspera para 11,47% na primeira atualização de hoje.
Entre os títulos de inflação, a rentabilidade real do Tesouro IPCA+ 2029 caía de 5,38% na véspera para 5,35% na primeira atualização desta sexta-feira. Já o título mais longo, o Tesouro IPCA+ 2055, entregava rentabilidade real de 5,67% ante 5,68% ontem.
Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta sexta-feira (2):
Após a aprovação do projeto de lei que eleva o teto da dívida norte-americana, Joe Biden disse, em comunicado, que “ninguém consegue tudo o que deseja em uma negociação, mas não se engane: este acordo bipartidário é uma grande vitória para nossa economia e para o povo americano”.
A votação rápida aconteceu por causa da previsão da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, de que o governo provavelmente não conseguiria cumprir suas obrigações de dívida depois de segunda-feira (5).
Após a votação no Senado, Yellen elogiou o projeto de lei, dizendo que “protege toda a fé e o crédito dos Estados Unidos e preserva nossa liderança financeira, que é fundamental para nosso crescimento econômico e estabilidade”.
Após a criação de 339 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, a taxa de desemprego nos Estados Unidos ficou em 3,7% no mês, com 6,1 milhões de desempregados.
Em maio, ganhos médios por hora de todos os funcionários com folhas de pagamento privadas não agrícolas subiu 11 centavos, ou 0,3%, para US$ 33,44. Nos últimos 12 meses, a média os ganhos por hora aumentaram 4,3%.
O post Tesouro Direto: rentabilidade dos títulos cai após fim da “novela” da dívida dos EUA apareceu primeiro em Market Insider.