Expansão do Brics em discussão; Cuba e Arábia Saudita estão na fila

Neste episódio, Roberto Nonato e Américo Martins comentam a reunião entre chanceleres dos países membros do Brics, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

O grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul discute, entre outros temas, a expansão do número de países tanto no bloco quanto no Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como “Banco dos Brics”.

Segundo apuração de Américo Martins, embora o Itamaraty veja com bons olhos a possível entrada de alguns países, é preciso definir critérios para isso. Existe a preocupação política, por exemplo, da participação plena de países notoriamente autocráticos, como a Arábia Saudita.

Ouça também: ministros das Relações Exteriores do Brasil e da Rússia, Mauro Vieira e Sergei Lavrov, discutem o avanço das negociações para interromper a guerra na Ucrânia; a repercussão da visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Brasil; e a crise humanitária no Sudão.

Apresentação: Roberto Nonato e Américo Martins
Produção: Bruna Sales
Edição de áudio e sonorização: Claudio Cuca

Este conteúdo foi originalmente publicado em Expansão do Brics em discussão; Cuba e Arábia Saudita estão na fila no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.