Diretor da CIA visitou a China no mês passado, dizem EUA

O diretor da CIA, Bill Burns, viajou secretamente para a China no mês passado, disse uma autoridade dos EUA à CNN na sexta-feira (2), em meio aos esforços dos Estados Unidos para restabelecer as relações com Pequim após um ano de tensões extremamente elevadas.

Segundo o funcionário dos EUA, Burns “se reuniu com colegas chineses e enfatizou a importância de manter linhas de comunicação abertas nos canais de inteligência”.

A visita de Burns sinaliza a seriedade com que Washington está tentando diminuir essas tensões com Pequim, principalmente após o incidente do balão espião no início deste ano, que inflamou o relacionamento bilateral e fez com que o secretário de Estado Antony Blinken adiasse uma viagem planejada à China.

A viagem de Burns, relatada pela primeira vez pelo Financial Times, é a visita de mais alto nível de uma autoridade dos EUA até o momento e ocorre no momento em que o governo Biden tenta retomar o envolvimento em nível de gabinete com autoridades chinesas, com vários graus de sucesso.

Na sexta-feira, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e seu colega chinês, Li Shangfu, “falaram brevemente” em Cingapura, disse um porta-voz do Pentágono, depois que Pequim rejeitou um pedido dos EUA para uma reunião formal entre as duas autoridades.

(em atualização)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Diretor da CIA visitou a China no mês passado, dizem EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.