Incêndios forçam retirada de quase 10 mil pessoas em Quebec, no Canadá

incendios-forcam-retirada-de-quase-10-mil-pessoas-em-quebec,-no-canada

Cerca de 10.000 moradores da costa de Quebec foram forçados a desocupar suas casas na sexta-feira (2), à medida que os incêndios florestais atingem mais províncias canadenses, no que já se desenha como um dos piores inícios da temporada de incêndios florestais.

O prefeito de Sept-Iles, cidade costeira de Quebec, declarou estado de emergência local na sexta-feira — o risco de incêndio levou a ordens de retirada na região.

O ministro da Segurança Pública de Quebec, François Bonnardel, disse que procurou o governo federal para pedir ajuda do Exército.

As Forças Armadas canadenses foram posicionadas no oeste do país desde o início de maio, e tropas foram enviadas para a província de Nova Escócia na quinta-feira. A ajuda também veio dos Estados Unidos, da Austrália, da Nova Zelândia e da África do Sul, e espera-se um reforço na próxima semana.

Cerca de 30.000 pessoas em todo o Canadá estão desabrigadas por conta dos incêndios florestais em quase todas as províncias do país.

Mais de 2,7 milhões de hectares foram devastados até o momento neste ano em todo o país, o equivalente a mais de cinco milhões de campos de futebol americano, disse o ministro federal de Preparação para Emergências, Bill Blair, mais de 10 vezes a área média normalmente queimada nesta época do ano na última década.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Incêndios forçam retirada de quase 10 mil pessoas em Quebec, no Canadá no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.