Voluntários do RS distribuem marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social; saiba como ajudar

voluntarios-do-rs-distribuem-marmitas-para-pessoas-em-situacao-de-vulnerabilidade-social;-saiba-como-ajudar


Iniciativas buscam facilitar o acesso de pessoas à alimentação. Em São Leopoldo, mais de 800 marmitas são distribuídas por semana. Veja como ajudar os projetos. Voluntários do RS preparando marmitas
Reprodução RBS TV
A iniciativa “Marmitas do Bem”, de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, busca facilitar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social à alimentação. Em média, 800 marmitas são produzidas e entregues todos os sábados no município.
Quase metade da população do RS tem dificuldade para se alimentar, diz pesquisa
O projeto surgiu em 2020. No início, eram entregues 71 marmitas a cada 15 dias. Atualmente, o grupo é formado por, pelo menos, 20 voluntários. O trabalho conta com a ajuda de doações vindas da comunidade.
A comida é feita em uma cozinha industrial, localizada em Novo Hamburgo. O local é cedido pela proprietária, que também colabora com o projeto. Para realizar as entregas, os voluntários fazem o percurso de van. Eles se ficam em dois pontos da região. As marmitas têm cerca de 700 gramas e alimentos como arroz, massa, feijão, batata, frango e legumes.
Em três anos, eles atingiram a marca de quase 45 mil marmitas. São mais de 30 toneladas de comida e quase 18 mil litros de leite.
Além do alimento, o grupo também faz doações de roupas, cobertas, calçados, fraldas, absorventes e produtos de higiene, de acordo com a necessidade da comunidade.
Outras instituições
O “Grupo Espírita Casa do Caminho”, em Passo Fundo, também leva solidariedade à comunidade. Todas as terças-feiras os voluntários percorrem as ruas da cidade e distribuem cerca de 70 refeições, além de roupas e cobertores.
“A maior gratidão é você poder lidar com uma população, vamos assim chamar de dentro da vulnerabilidade social, mas que eu vou mudar um pouquinho a palavra, eles são invisíveis, é uma população invisível dentro da nossa sociedade, eles não são vistos, eles não são lembrados, eles passam despercebidos no meio da multidão durante o dia, eles estão por aí pedindo andando, né? Mas à noite, no frio sem um teto, dormindo nas marquises poder ajudar essas pessoas sem dúvida é a maior gratidão, explica Eclérion Chaves, coordenador do projeto.
O projeto iniciou em 2020. Já foram entregues 62 toneladas de alimentos, sendo 72.976 marmitas, 35.220 litros de leite, além de ações de entrega de roupas, sapatos, móveis e colchões.
Para fazer doações:
“Marmitas do Bem” – pelo WhatsApp (54) 9202-0043.
“Grupo Espírita Casa do Caminho” – pelo WhatsApp (51) 99138-7200. Mais informações nas redes sociais da instituição.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.