Brasil fecha Copa do Mundo de Basquete 3×3 masculino no top 4 e faz melhor campanha da história

brasil-fecha-copa-do-mundo-de-basquete-3×3-masculino-no-top-4-e-faz-melhor-campanha-da-historia

O Brasil encerrou neste domingo a sua histórica campanha na Copa do Mundo de Basquete 3×3 em Viena, na Áustria. A Seleção Brasileira masculina encerrou o torneio com a sua melhor colocação na história, saindo de um top 16 para o top 4 do mundo em um ano. Brigando de igual para igual com todos, perdeu apenas dos três países que subiram ao pódio: Sérvia (melhor time da atualidade), Estados Unidos (o país do basquete) e Letônia (atual campeã olímpica).

Neste domingo, na semifinais, o Brasil chegou a liderar diante dos Estados Unidos, mas as bolas de dois pontos castigaram e os americanos ficaram com a vitória por 21 a 18. Depois do revés, o Brasil enfrentou a Letônia, atual campeã olímpica em Tóquio-2020, pelo bronze. Em um duelo dominado pelos rivais, até pelo cansado físico brasileiro, vitória dos letões por 22 a 12.

O Mundial dava aos três primeiros colocados a classificação direto para o Pré-Olímpico de Paris-2024. Fora do pódio, o Brasil pode buscar o seu lugar no torneio através da Copa América, no fim do ano, onde foi para o pódio nas duas últimas edições. Ou também via torneio mundial classificatório para o Pré-Olímpico em 2024.

Na primeira fase, o Brasil venceu França, Madagascar e Alemanha. Perdeu da Sérvia e avançou com o segundo lugar do grupo. Depois, derrotou o Japão nas oitavas e a Polônia nas quartas de final, em uma bola no estouro do cronômetro. Foram cinco triunfos em uma única edição de Copa do Mundo.

O time masculino que entrou em quadra foi formado por Jefferson Socas (Praia Clube/Gabarito-MG), Ruan Miranda (Cerrado Basquete-DF), Leo Branquinho (Praia Clube/Gabarito-MG) e Jonatas Mello (Praia Clube/Gabarito-MG). O técnico foi Francisco das Chagas Oliveira.

O campeonato também teve a participação da Seleção feminina, que em 2022 vinha da sua melhor participação, figurando entre as oito melhores equipes do mundo. Em 2023, sem sorte no sorteio, caiu no grupo de França (que era atual campeã), Holanda (vice-campeã europeia), Áustria (donas da casa) e Espanha (potência na modalidade). Conseguiu vencer as holandesas, mas caiu na primeira fase. As mulheres também vêm de dois pódios na Copa América e neste ano vai em busca de mais para ir ao Pré-Olímpico.

O post Brasil fecha Copa do Mundo de Basquete 3×3 masculino no top 4 e faz melhor campanha da história apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.