Funcionários do parque da Disney em Paris, na França, entraram em greve e fizeram manifestações no local neste fim de semana. Os trabalhadores reivindicam reajuste de salários.
Em meio à manifestação no sábado (3/6), funcionários chegaram a subir ao castelo temático do parque, com imagens que geraram repercussão nas redes sociais (veja abaixo).
É a quarta vez em três semanas que funcionários do parque da Disney em Paris fizeram uma paralisação.
A principal reivindicação é por um aumento salarial de 200 euros, além de compensação em dobro pelo trabalho aos domingos. Os trabalhadores também pedem ajustes nos turnos e melhores condições de trabalho.
L’image de la journée pic.twitter.com/E8rUAVAylU
— Thib (@thibnd) June 3, 2023
“Para nós é menos mágico. Há um problema de poder aquisitivo, condições de trabalho”, disse ao site francês RTL o sindicalista Fabien (sobrenome não informado), um dos representantes da central sindical CGT, que organiza parte dos atos.
Inflação em alta na França
A França vive momento de inflação em alta. As pressões inflacionárias foram intensificadas desde o início da guerra na Ucrânia, que fez disparar os preços de energia e outros insumos básicos.
A inflação francesa acumula alta de 5,1% nos últimos 12 meses até maio, segundo os últimos números oficias divulgados. Tem havido uma desaceleração após picos que superaram 8% no ano passado.
Ainda assim, o índice segue muito alto para um país acostumado a inflação menor do que 2%.
Outros países europeus sofrem com condições semelhantes. Desacostumados a uma inflação nesses patamares, os trabalhadores demandam reajuste salarial que equipare o aumento no custo de vida.
Striking Disneyland Paris Cast Members are back in Disneyland Park this afternoon. The protest is expected to continue for the rest of the day. pic.twitter.com/h9Ns8a9m8v
— DLP Report (@DLPReport) June 3, 2023
No caso da Disneyland em Paris, os funcionários confirmaram nova paralisação para terça-feira (6/6).
A greve ocorre ainda em momento que marca os 30 anos do parque da Disney em Paris. Em suas redes sociais, a empresa tem afirmado a clientes que pode haver interrupção nos serviços e “bilhetes com data podem ser alterados ou reembolsados” diante das paralisações.
The post Funcionários da Disney em Paris entram em greve e “ocupam castelo” first appeared on Metrópoles.