75 anos: Matão celebra a maior edição da história da Festa de Corpus Christi

75-anos:-matao-celebra-a-maior-edicao-da-historia-da-festa-de-corpus-christi


Além das ornamentações com tapetes coloridos e das celebrações religiosas, prefeitura prepara extensa programação artística e cultural para os dias 7 e 8 de junho Tapetes coloridos devem ajudar a atrair cerca de 50 mil turistas para a festa.
Divulgação.
Artistas se preparam para criar obras e enfeites nas principais ruas e avenidas de Matão, incluindo o Distrito de São Lourenço do Turvo, com destaque para a confecção de tapetes coloridos de areia e dolomita, um tipo de calcário. Para a Festa de Corpus Christi de 2023, os organizadores se pautam no tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Fome”.
Esta promete ser a maior edição da história da festa, que começou a ser contada há 75 anos. Para superar a do ano passado, serão utilizadas mais de 70 mil toneladas de dolomita, por mais de 500 voluntários. Os tapetes são pintados com a técnica de aerografia. A expectativa é que Matão receba 50 mil turistas nos dois dias de evento.
Para o prefeito, Cido Ferrari, trata-se de uma festividade tradicional, que agrada não apenas os fiéis católicos, mas toda a população matonense e os visitantes, o que gera benefícios importantes para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade.
“Além dos investimentos feitos em áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança, estamos investindo em cultura, lazer e entretenimento para a nossa população. Considerando a importância da tradição do Corpus Christi para o município, decidimos trabalhar para fortalecer ainda mais a festa. Ampliamos toda a estrutura e estamos acompanhando os preparativos. Enxergamos muitas pessoas mobilizadas em prol do sucesso do evento. Por isso, esperamos realizar a maior festa”, afirma Ferrari.
O secretário de Administração e Finanças, Willian de Gaetano Bassi, explica que, a exemplo do ano passado, serão dois dias de programação artística, cultural e religiosa. O início está marcado para as 18h do dia 7 de junho e o término para o mesmo horário do dia 8.
“Novamente, as entidades filantrópicas do nosso município serão responsáveis pelas praças de alimentação durante a festa, tendo toda a renda revertida para suas ações sociais”.
Festa segue as tradições católicas, mas, segundo o prefeito, agrada toda a população e contribui para o desenvolvimento de Matão.
Divulgação.
Ainda conforme o secretário, para manter a harmonia e a tranquilidade dos visitantes, foi montado um esquema de segurança reforçado, com todos os equipamentos e viaturas acionados: a Guarda Civil Municipal (GCM), que terá o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192); equipes dos Departamentos de Trânsito e Defesa Civil; além de vários servidores, que farão atendimento de recepção e hospitalidade.
“A tradição cultural e religiosa da celebração precisa ser preservada, porque, quanto mais reforçamos nossa identidade histórica, mais somos respeitados enquanto cidadãos. Isso resulta em novos investimentos, incentivos e, consequentemente, o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, a Festa de Corpus Christi movimenta a economia local, restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e ambulantes, que têm a oportunidade de aumentar seus faturamentos”, avalia Bassi.
Para o diretor do Departamento de Cultura, Juliano Jacopini, a programação artística e cultural é um componente importante para o sucesso da festa, pois é pensada para atender diferentes públicos em 24 horas ininterruptas de atrações. São ritmos e gêneros diversos, que passam por baião, reggae, eletrônico, brasilidades, canto coral e muito mais.
“O Corpus Christi é a maior manifestação artística do interior paulista a céu aberto. Tanto que é patrimônio cultural municipal, o cartão-postal de nossa cidade. Temos que nos sentir orgulhosos em ser reconhecidos, através da arte e da fé de nosso povo, como produtores e incentivadores da cultura, que é a engrenagem de nossa identidade, de nossa economia, de nossa história”, declara Jacopini.
Festa tem 24 horas ininterruptas de programação voltada a diferentes públicos.
Divulgação.
75 anos: Matão celebra a maior edição da história da Festa de Corpus Christi
Serviço
75ª Festa de Corpus Christi
Quando: Início na quarta (07/06), às 18h, e término na quinta (08/06), também às 18h.
Confira a programação completa, com horários de missas e procissão, e locais das atrações no site da prefeitura: www.matao.sp.gov.br
Adicionar aos favoritos o Link permanente.