RS tem queda nos crimes contra a vida em maio, apontam indicadores da segurança pública

rs-tem-queda-nos-crimes-contra-a-vida-em-maio,-apontam-indicadores-da-seguranca-publica


Homicídios, feminicídios e latrocínios tiveram queda nos registros, em relação ao mesmo mês do ano passado. Maio de 2023 tem menor número de homicídios desde 2010 no RS
Dados divulgados nesta segunda-feira (5) pela Secretaria de Segurança Pública do RS mostram queda nas ocorrências dos principais crimes contra a vida no mês de maio deste ano. De acordo com o levantamento mensal, tanto homicídios, quanto feminicídios e latrocínios caíram em relação ao mesmo período do ano passado.
O estado registrou 106 vítimas de homicídios, queda de 20% em relação a maio de 2022, e o menor saldo desde 2010, segundo a pasta.
Já entre os feminicídios, a redução foi de 50%. Em maio de 2023, foram cinco mulheres mortas em razão do gênero no estado, enquanto que no mesmo mês do ano passado, havia sido 10 registros. Das 5 vítimas, uma tinha medida protetiva.
Médico é preso após assassinar a tiros ex-mulher e namorado dela em São Gabriel
Homem mata ex-namorada, esfaqueia mãe da vítima e põe fogo em casa e carro em Campo Novo
Em Ijuí, homem mata companheira a facadas com filha do casal no colo e é morto pela BM
Além disso, ao longo do mês de maio deste ano, nenhum latrocínio foi registrado, contra cinco ocorridos no mesmo mês em 2022.
“Esta diminuição dos indicadores é resultado da efetiva integração dos órgãos de segurança, execução de grandes operações por parte da Polícia Civil, aliadas ao acompanhamento operacional da SSP, que diariamente canaliza energias para debelar os focos de criminalidade do Estado”, destaca o chefe de Polícia, Fernando Sodré.
Viaturas e agentes da Brigada Militar do RS
Grégori Bertó/SSP
Outros crimes
Os dados apontam também para a queda no roubo de veículos – 317 ocorrências contra 401, no ano passado – e nos abigeatos (roubo de gado), com 300 casos contra 398, em 2022.
O roubo no transporte coletivo teve alta, com 28 ocorrências a mais em maio deste ano em comparação a 2022.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.