FAB leva atendimento médico para moradores de Barcelos, no AM

Força Aérea Brasileira promoveu atendimentos em ginecologia, pediatria e odontologia durante a ação ‘Excelsior’. FAB leva atendimentos médicos para moradores de Barcelos, no AM
A Força Aérea Brasileira (FAB) levou atendimentos médicos em diversas áreas para moradores do município de Barcelos, no interior do Amazonas, durante a última semana. A ação, chamada “Excelsior”, promoveu atendimentos em ginecologia, pediatria e odontologia para a população da cidade e comunidades próximas.
Os municípios do amazonas são ligados por meio dos rios da região. Com muitos deles tendo distâncias longas para a capital, a população acaba ficando isolada de serviços até mesmo como atendimentos de saúde.
Com o intuito de levar esses atendimentos para moradores de Barcelos, a FAB realizou a ação “Excelsior”. Por meio de balsas usadas para construção de aeroportos no interior do estado, um hospital de campanha foi montado na estrutura, para levar saúde para a população.
“A Força Aérea aproveita as balsas da comissão de aeroportos da região amazônica para acomodar a estrutura do hospital de campanha. Nosso objetivo foi transportar todo esse material de Manaus até Moura, de Moura para Barcelos, depois retornar para Manaus. Aproximadamente mil quilômetros sobre o Rio Negro, atendendo a população ribeirinha da calha do Rio Negro”, informou o brigadeiro Almeida Junior, comandande da “Excelsior”.
Segundo a Força Aérea, o município tem dois médicos que atendem na unidade de saúde local, além de atendimentos por telemedicina. Com a ação, os moradores de Barcelos foram até a estrutura em busca de atendimentos em áreas que não costumam ter acesso na cidade.
O pequeno José Anthony, de 6 meses, foi levado pela mãe, a agente de saúde Xeviane da Silva, para ser consultado com um pediatra na “Excelsior”. Um sorriso estampava o rosto dele enquanto esperava o atendimento médico para saber se estava tudo bem com sua saúde.
“É uma oportunidade muito boa, principalmente a pediatria, que aqui no município não tem. Por isso que vim trazer meu filho, assim como muitas mães. Também clínico-geral, que aqui não tem, dermatologista que também não tem e tem muita gente que procura”, contou Silva.
A ação contou com a atuação de 130 militares, sendo 50 da área da saúde, em atendimentos em diversas especialidades para a população.
Guilherme Dias é indígena da etnia yanomami, povo que enfrenta dificuldades de saúde pela região nos últimos meses. Ele mora em uma comunidade há cinco dias de barco do município de Barcelos e não tem comunicação com a cidade.
Com o pai precisando de atendimento de saúde, ele enfrentou o percurso até Barcelos, se deparou com a ação da força aérea e decidiu voltar com toda a família, para serem consultados.
“Eu vim da minha aldeia ‘Ajuricaba’ fazer uns exames do meu pai. Quando a gente chega na cidade, vê uma surpresa dessa, procuramos saber melhor para ser atendidos e estamos aqui com toda a família”, afirmou.
Esta foi a primeira vez que a ação “Excelsior” foi realizada na região com este nome e, segundo a força aérea, o intuito é que o relatório desta edição possa ser base para a realização de novas edições, em diferentes municípios do Amazonas.
Depois do atendimento, a notícia que está tudo bem, o sorriso do pequeno Anthony teve um significado de gratidão pela saúde e atendimento oferecido pela ação, ao fim do dia.
“Ele já foi atendido, está tudo ótimo, agora é ir pra casa dar o banho e sono dele. foi tudo de bom”, finalizou a mãe.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.