Cestas e kits: comerciantes de Florianópolis usam criatividade para atrair no Dia dos Namorados

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O Dia dos Namorados será celebrado na próxima segunda-feira (12). Com menos de uma semana para a data, os comerciantes do Centro de Florianópolis usam da criatividade para chamar a atenção dos clientes.

Comerciantes usam vitrines e entradas de lojas para atrair o consumidor na semana que antecipa o Dia dos Namorados – Foto: Marcos Jordão/ND

Conforme o levantamento da Fecomércio/SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), os consumidores estão “precavidos financeiramente para o momento”, sendo que 63,7% usarão parte da renda mensal para a compra do presente neste ano.

O cenário de “cautela” foi detalhado por comerciantes da capital na última segunda-feira (5). Sabrina Lopez, 24 anos, é vendedora em uma joalheria e classifica como a principal data de 2023.

Sabrina Lopez é vendedora em uma joalheria e define o Dia dos Namorados como a principal data do ano para vendas – Foto: Marcos Jordão/ND

“É o nosso carro chefe do ano pois é o momento que mais vendemos, especialmente as alianças de prata. Porém, o movimento começou nesta segunda, mas está menor do que esperávamos. No ano passado, a busca começou mais cedo”, explica a vendedora.

Além das decorações para o Dia dos Namorados, os comerciantes usam a criatividade para atrair o público. Samuel Maestri, gerente de uma loja de utilidades, adota o tema e também a criação de kits e cestas com uma variedade de produtos.

“Temos kits de todo preço que variam de R$ 22 até R$ 110 com o objetivo de atender todo mundo. Os mais em conta são de uma caneca com chocolates e outros que também contam com cervejas, vinhos e espumantes”, complementa.

Cestas de Dia dos Namorados é aposta de Samuel Maestri – Vídeo: Marcos Jordão/ND

Ainda conforme a pesquisa da Fecomércio/SC, as vitrines e exposições de produtos representam 42,5% de influência aos consumidores no momento da compra. Annelise Coelho, que trabalha em uma loja de cosméticos, também usou da temática de Dia dos Namorados para chamar a atenção do público.

“Sempre buscamos aproveitar essas datas nas vitrines. Apesar de vendermos melhor no Carnaval, essa data é melhor em comparação ao Dia das Mães. Em média, os homens gastam mais, sendo que já vem com uma ideia em mente. Porém, buscamos atender todo mundo e até arrumar buquês e incrementar as compras”, complementa Annelise Coelho.

Annelise Coelho trabalha em loja de cosméticos de Florianópolis - Marcos Jordão/ND
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Annelise Coelho trabalha em loja de cosméticos de Florianópolis – Marcos Jordão/ND

Vitrine da loja de cosméticos já conta com decoração para o Dia dos Namorados - Marcos Jordão/ND
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Vitrine da loja de cosméticos já conta com decoração para o Dia dos Namorados – Marcos Jordão/ND

Entre as 2,1 mil pessoas que responderam a pesquisa da Fecomércio/SC, a expectativa de consumo é de R$ 196, sendo o maior desde 2018. Em média, as pessoas solteiras a intenção de gasto é de R$ 199,65 enquanto entre as pessoas casadas é de R$ 192,33.

Apesar do crescimento do e-commerce, 50,9% dos entrevistados apontaram quer pretendem fazer compras nas lojas de rua, sendo 32,1% no shopping e 13,6% pela internet.

Já entre os artigos para presente, o setor de vestuário é destaque representando 44,5%, seguido pelo setor de perfumes/cosméticos e calçados/bolsas. Esses foram os principais produtos apontados pelos consumidores em 2023 e 2022.

Confira:

Entre os presentes destacados como “outro”, destaca-se alimentação fora de casa como, por exemplo, jantar, almoço e café da manhã colonial. Assim como serviços especializados, sendo salão de beleza procedimentos estéticos e clubes de tiro esportivo. Além de artigos de entretenimento, Pix e viagens.

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