Casa do Estudante: sonho e oportunidade

casa-do-estudante:-sonho-e-oportunidade

Papelaria do interior de Minas Gerais teve inauguração adiada devido à pandemia e se tornou referência na região

Ao desistir do consultório de psicologia por problemas pessoais, Liliana Goulart decidiu que era hora de tirar o sonho do papel. O sonho era criar uma papelaria. O nome: Casa do Estudante. O motivo é facilmente compreendido a partir do nome do empreendimento. A empresária vinha há algum tempo percebendo que a ausência de lojas do segmento próximas à universidade da cidade de Lavras, em Minas Gerais, era uma constante reclamação da população. No entanto, quando o projeto ganhava corpo, a pandemia do novo coronavírus fez a comerciante recalcular rotas e reavaliar os investimentos. Atualmente, a empresa possui sete funcionários e tem mais de 18 mil itens cadastrados em estoque.

Segundo Liliana Goulart, o local de abertura da empresa foi minuciosamente estudado. “Meu marido, Breno, foi algumas vezes para a porta da loja que pensamos em alugar. Lá, avaliamos tudo, até mesmo o número de carros que passavam por dia e o movimento de pessoas a pé. Esse tipo de análise é muito importante antes da abertura de qualquer negócio”, salientou a empresária.
Os primeiros meses de existência da papelaria Casa do Estudante não foram fáceis. Com a inauguração adiada pelo início da pandemia, a empresa precisou se adaptar a um cenário desconhecido já na abertura da loja.

“Já estávamos com tudo pronto quando a covid surgiu, até o CNPJ da loja já estava devidamente registrado. Tivemos que adiar o início das operações para setembro e procurar saídas criativas para nos tornarmos populares em meio ao isolamento social”, lembrou Goulart. “Comecei a apostar em presentes. Montava vários kits diferenciados e voltados a diferentes públicos. A divulgação na cidade foi se tornando positiva e o negócio começou a decolar”, concluiu.

Com a evolução da loja, o investimento crescente na equipe passou a ser fundamental. Segundo Liliana Goulart, o fato de a primeira profissional contratada possuir quase vinte anos de experiência no ramo papeleiro foi importante para o dia a dia da loja. Da mesma maneira, a gestão compartilhada entre a empresária e o marido precisou de ajustes ao longo do tempo.

“Eu diria que eu e meu marido ainda estamos aperfeiçoando a divisão de tarefas. No início, como ele trabalhava em outra empresa, a divisão era mais simples: eu ao longo da semana e ele aos finais de semana. Agora cuido das compras e do dia a dia da loja, e os setores administrativo e financeiro ficam com ele”, esclareceu Liliana.

A papelaria Casa do Estudante tem as suas curiosidades. O nome foi escolhido como homenagem a uma empresa que fez parte da infância de Liliana, na cidade de Muriaé. “Logo depois da inauguração da empresa, recebi a mensagem de um tio em uma rede social me parabenizando e agradecendo a homenagem. Foi somente aí que descobri que a antiga papelaria Casa do Estudante de Muriaé pertencia a uma pessoa da minha família”, se divertiu. “E as lembranças não param por aí: como conheci meu marido em um bar de Belo Horizonte cujas decorações eram repletas de caixotes, desenvolvemos nosso ambiente interno com cerca de 90% da área construída com madeira Pinus e muitas caixas de decoração”, concluiu.

Com espaço interno amplo e funcional, a papelaria Casa do Estudante oferece liberdade de circulação aos clientes na hora da escolha dos produtos. Para a proprietária da loja, o grande leque de itens oferecidos, a facilidade proporcionada pelo atendimento e as campanhas digitais foram fundamentais para o sucesso da loja dois anos e meio após a inauguração.

“A gente tem um retorno muito forte no Instagram e no WhatsApp. Muitas pessoas conhecem novos produtos pelos stories, por exemplo, e já nos mandam mensagens pedindo para separar”, relata a empresária, que também revelou usar a espontaneidade como marca na comunicação digital. “Nós não temos um planejamento específico para as postagens do Instagram. Cobrimos o dia a dia, as novidades da loja ou até mesmo aproveitamos o gancho de algo que esteja acontecendo no momento”, explicou.

As feiras e encontros de empresários do setor papeleiro também foram importantes para o crescimento da empresa. “Fomos a uma reunião em São Paulo e participamos de encontros on-line que foram muito proveitosos. Desde julho de 2022 já começamos a preparar o volta às aulas de 2023. Reunimos as listas escolares da reunião e já vendemos tudo pronto. A pessoa só precisa chegar aqui e comprar. Eu acho que essa proatividade é essencial para quem trabalha no ramo. Tem que gostar, tem que correr atrás e tem que estar sempre presente. Já tive que deixar a família em segundo plano em algumas ocasiões, mas comércio é isso: só com dedicação conseguimos alcançar os objetivos”, refletiu Liliana.

Casa do Estudante

De onde é: Lavras, cidade a 240 km da
capital de Minas Gerais.
Criada em: 2020.
Equipe: sete pessoas.
Região de atendimento: Lavras e cidades vizinhas como Perdões, Itutinga e Nepomuceno.
Área da loja: 187 m², sendo 125m² de venda.
Mix e serviços: materiais de papelaria em geral, presentes criativos, papelaria fofa, livros, brinquedos e artesanato; além de oferecer fotocópias e ter uma cafeteria.
Perfil do cliente: famílias, universitários,
corporativos e escolas.
Itens oferecidos: 18 mil cadastrados.
O cliente da sua loja é: “único e especial”.
A vitrine precisa ter: “inspiração e carinho”.
Produtos mais vendidos: caderno inteligente,
presentes criativos, artigos “fofos” e materiais de papelaria em geral.
Presença digital…
Instagram: @papelariacasadoestudantemg
WhatsApp: (35) 98417-7584.

O post Casa do Estudante: sonho e oportunidade apareceu primeiro em Revista da Papelaria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.