Chuvas no Haiti deixam ao menos 42 mortos

chuvas-no-haiti-deixam-ao-menos-42-mortos

Milhares de casas no Haiti foram inundadas após fortes chuvas no fim de semana, deixando ao menos 42 pessoas mortas e 85 feridas, de acordo com um comunicado divulgado pela Agência de Proteção Civil do país na segunda-feira.

As chuvas intensas causaram o transbordamento de vários rios em todo o Haiti, o que, por sua vez, provocou enchentes, inundações, deslizamentos de rochas e deslizamentos de terra, de acordo com um relatório das Nações Unidas.

Mais de 13.300 pessoas foram deslocadas e pelo menos 11 outras foram declaradas desaparecidas em cinco dos 10 departamentos do Haiti: Oeste, Nippes, Sudeste, Noroeste e Centro.

“Meu governo, em conjunto com instituições nacionais e internacionais, está tomando medidas urgentes para atender às demandas do momento”, tuitou o primeiro-ministro haitiano Ariel Henry.

O número de mortos aumentou constantemente na segunda-feira, à medida que as chuvas fortes e persistentes continuavam a cair. Equipes de emergência e organizações de ajuda foram mobilizadas para atender os afetados pelas enchentes.

“Vamos começar a fornecer refeições quentes para as pessoas deslocadas nas próximas horas e estamos mobilizando rações prontas para consumo e alimentos secos”, disse o Programa Alimentar Mundial em um tweet.

As inundações são a mais recente calamidade a atingir um país com infraestrutura já fraca, que tem sido repetidamente devastado por violência criminosa, turbulência política e desastres naturais nos últimos anos. A nação caribenha depende fortemente da assistência humanitária.

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU alertou na segunda-feira que as inundações podem recomeçar com mais chuvas nos próximos dias.

“No caso de outra chuva forte, os solos alagados serão incapazes de evitar mais inundações, deslizamentos de rochas e deslizamentos de terra, e o número provisório de mortos pode aumentar ainda mais”, afirmou.

Espera-se que o perigo continue durante a temporada de furacões, que começou em 1º de junho.

(Publicado por Fábio Mendes)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no Haiti deixam ao menos 42 mortos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.