Explosão de represa na Ucrânia gera crise ambiental e mata mais de 200 animais

Nesta terça (6), na cidade ucraniana de Nova Kahkhovka, uma represa sofreu uma explosão e teve sua barragem rompida. O poderoso fluxo de água rapidamente inundou vários vilarejos, fazendo com que mais de 20 mil pessoas abandonassem suas casas.

Foto: Divulgação

O zoológico da cidade, chamado de Kazkova Dibruva, acabou completamente debaixo d’água. Cerca de mais de 200 animais morreram afogados, sendo patos e cisnes os únicos sobreviventes. A informação é da ONG UAnimals ao jornal local The Kyiv Independent.

LEIA TAMBÉM:

Navio de guerra chinês cruza rota de navio dos EUA e eleva tensões em Taiwan

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, pediu pela convocação de uma reunião com o Conselho de Segurança da ONU e acusa a Rússia de “ecocídio brutal”.

“A Rússia detonou uma bomba de destruição ambiental em massa. Esse é o maior desastre ambiental feito pelo homem na Europa em décadas. É fisicamente impossível explodir a represa de Nova Kahkhova por fora, por bombardeio. Ela foi minada pelos ocupadores russos e eles a destruíram” – escreveu o presidente no Twitter.

Russia has been controlling the dam and the entire Kakhovka HPP for more than a year. It is physically impossible to blow it up somehow from the outside, by shelling. It was mined by the Russian occupiers. And they blew it up.

Russia has detonated a bomb of mass environmental… pic.twitter.com/ki7TAsIsNZ

— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) June 6, 2023

Em defesa, a Rússia acusa a Ucrânia de autodestruir a represa para conseguir “mais desculpas” para elevar o conflito e conseguir mais recursos.

A tragédia ambiental fez o nível do rio Dnipro subir por até 11 metros e pode ainda afetar seriamente a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa na atualidade. O fato marca um novo ponto crítico na guerra, que já dura 1 ano.

Foto: Divulgação

O post Explosão de represa na Ucrânia gera crise ambiental e mata mais de 200 animais apareceu primeiro em O site de notícias de Santa Catarina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.