Por: CCR – Grupo CCR apoia a Fundação Casa de Jorge Amado, a Flipelô e a cultura na Bahia

 

/ Fundação Casa de Jorge Amado abre as portas às quartas-feiras gratuitamente. Divulgação: Fundação Casa de Jorge Amado.

Todas as quartas-feiras, o Pelourinho ganha ainda mais vida com a visita de diversas crianças, vindas em excursões de escolas da rede pública de Salvador e de outros municípios e comunidades mais distantes.

Esses alunos vêm por meio do projeto Uma Quarta de FreePelô, no qual a Fundação Casa de Jorge Amado os recebe de braços abertos para uma verdadeira imersão literária, de cultura e história.

Fundação Casa de Jorge Amado abre as portas às quartas-feiras gratuitamente. Divulgação: Fundação Casa de Jorge Amado.

Este projeto conta com o apoio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, que oferece gratuidade para todos os públicos que desejam conhecer a Fundação Casa de Jorge Amado, localizada no Centro Histórico de Salvador. O espaço, criado há 36 anos, abriga uma exposição permanente e exposições temporárias, com o objetivo de preservar e estudar os acervos bibliográficos e artísticos do escritor Jorge Amado. Além disso, o acervo da Fundação conta com um conjunto de mais de 300.000 documentos entre originais dos romances, primeiras edições, tradições em 49 idiomas, fotografias, recortes de jornais e artigos científicos.

 

Democratizando o acesso

O projeto Uma Quarta de FreePelô amplia também o acesso para estudantes e professores terem acesso à cultura. As escolas da rede pública de ensino são estimuladas a fazer a visitação. A Fundação mantém arte-educadores que visitam as instituições para conversar com diretores, professores e pedagogos para organizar a caravana. Para possibilitar a ida dos educadores e alunos, o Instituto CCR disponibiliza o transporte gratuito, por meio do metrô, com apoio da CCR Metrô Bahia, e ônibus, além de oferecer kit lanche para todas as crianças e jovens das escolas e projetos que agendaram a visita monitorada.

De acordo com Jéssica Trevisam, gerente de Responsabilidade Social do Grupo CCR, iniciativas como essa são importantes para que mais pessoas tenham acesso aos centros culturais do país.

O Grupo CCR reforça o seu compromisso de fomentar a educação e a cultura, democratizando o acesso das crianças, jovens e adultos nos espaços culturais. Desta forma, estamos possibilitando que as pessoas tenham contato com a arte e possam ter novos conhecimentos”, destaca Jéssica.

 

 

/ Visita à Fundação Casa de Jorge Amado. Divulgação: Fundação Casa de Jorge Amado.

 

Para Angela Fraga, diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, as visitas e as ações formativas levam o público para mergulhar na vida e nas histórias do escritor baiano.

Neste projeto sempre acontecem encontros com autores, dependendo da idade das crianças trazemos um bate-papo, uma oficina, teatro. Quando as crianças são pequenas, nossos monitores contam histórias, de quando Jorge Amado era pequeno, onde nasceu, como foi a vida dele. O atendimento é customizado na expectativa de conseguir atender os mais variados níveis das turmas”, ressalta Angela Fraga.

A Fundação Casa de Jorge Amado também promove a FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho. Neste ano, a festividade acontecerá entre os dias 9 e 13 de agosto, no Centro Histórico de Salvador. O evento está na sua 7ª edição e, desde a primeira edição, o Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, apoia a iniciativa. Para facilitar a locomoção das pessoas, o projeto promove o “Vá de metrô para a FLIPELÔ”, onde vans são disponibilizadas para fazer o translado ida e volta, gratuitamente, da Estação de metrô Campo de Pólvora até o Pelourinho. A iniciativa conta com apoio da CCR e da CCR Metrô Bahia.

 

Novidades para a Flipelô 2023

O evento é completamente gratuito, o que promove a diversidade e o aquecimento econômico, envolvendo toda a comunidade e empresários da região, que impulsionam seus negócios por meio das Rotas das Artes, dos Museus e da Rota Gastronômica Amados Sabores.

A grande homenageada desta edição será a escritora Mãe Stella de Azevedo Santos, autora de nove livros, que recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa da Universidades Federal e do Estado da Bahia e foi membro da Academia de Letras da Bahia. Segundo Angela Fraga: “Mãe Stella, que foi uma grande amiga de Jorge Amado, foi também uma das ialorixás mais importantes do país, uma escritora consagrada, premiada internacionalmente, tendo sido recebida em várias partes do mundo para falar sobre o seu trabalho e as tradições afro diaspóricas, por tudo isso achamos muita justa essa homenagem”.

A CCR, na Bahia, mudou a vida das pessoas através da inclusão. O transporte de metrô foi uma quebra de paradigmas. Do mesmo jeito que mudou a vida das pessoas, mudou também a vivência da cidade, especificamente do Pelourinho, que passou a ser mais do que um ponto turístico, passando a ser também um local de encontro, especialmente por quem se interessa pela arte e literatura.”, finaliza Angela Fraga.

 

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Por: CCR – Grupo CCR apoia a Fundação Casa de Jorge Amado, a Flipelô e a cultura na Bahia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.