Ibitinga recebe tradicional procissão de Corpus Christi com tapetes bordados

ibitinga-recebe-tradicional-procissao-de-corpus-christi-com-tapetes-bordados


Marcha está prevista para começar às 15h, no Centro. Cidade, conhecida como a capital do bordado, faz enfeites religiosos com mantas, colchas, edredons, travesseiros e outros itens da indústria têxtil. Ibitinga recebe tradicional procissão de Corpus Christi com tapetes bordados
Cesar Evaristo/ TV TEM
Ibitinga (SP) recebe a tradicional procissão de Corpus Christi com exposição de tapetes bordados nesta quinta-feira (8), dia em que é celebrada a data cristã, que representa o sacramento da eucaristia.
A cidade, que é conhecida como a capital do bordado, faz os enfeites religiosos com mantas, colchas, edredons, travesseiros e outros itens da indústria têxtil.
Saiba o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi em Bauru e Marília
Trabalho ou folga? Confira as regras para o Corpus Christi
Neste ano, serão dez quadras enfeitadas com os tapetes, segundo a Casa Paroquial do Senhor Bom Jesus. Os fiéis caminham ao lado dos produtos expostos enquanto o padre conduz palavras de bênçãos sobre os tecidos.
A procissão está prevista para começar às 15h. A marcha começa em frente à Casa Paroquial, na Avenida Dom Pedro II, passa pelas ruas Prudente de Morais e Adail de Oliveira e pela Avenida Victor Maida e retorna à igreja.
Ruas de Ibitinga são enfeitadas com os famosos bordados
Thais Andrioli/TV TEM
Os produtos que enfeitam as ruas e são abençoados durante a procissão podem ser adquiridos pelos fiéis. Além disso, o comércio de lojas e da feira do artesanato, com centenas de barracas, abre para a oferta das confecções para cama, mesa e banho.
A caminhada pelas ruas bordadas de Ibitinga nasceu em 1981. Paralisada em 2020 por causa da pandemia de Covid-19 e retomada em 2022, chega à 41ª edição neste ano.
Além do evento, a igreja fará santas missas durante a manhã, às 8h e às 10h, e às 15h. antes do início da procissão.
O que é Corpus Christi?
Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. O nome escolhido para a comemoração já sugere o significado dela: uma homenagem à eucaristia.
Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. No sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de cristo, já o vinho ingerido simboliza o sangue.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição cristã.
Outro marco importante para o estabelecimento da data é o domingo da Santíssima Trindade: Corpus Christi é comemorado na quinta seguinte a este domingo.
E os tapetes?
Igreja também é enfeitada para o Corpus Christi em Ibitinga
Cesar Evaristo/TV TEM
Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular, comum em várias cidades do Brasil e Portugal. Eles são confeccionados durante a celebração do dia.
A prática, que tem origem portuguesa, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da eucaristia percorre.
Os tapetes são tradicionalmente confeccionados de serragem e sal coloridos. Hoje em dia, empregam uma gama de materiais, como borra de café, areia, flores e farinhas.
Nos últimos anos, algumas paróquias vêm substituindo estes materiais, que seriam descartados, por roupas e alimentos que, após a procissão, serão revertidos em cestas para doação.
Os comprimentos dos tapetes variam de acordo com cada cidade ou paróquia. Os produtos podem ter desde poucas centenas de metros até alguns quilômetros.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.