Ataque aéreo de Israel atinge veículo de ajuda humanitária e deixa mortos em Gaza


Ao menos cinco pessoas morreram, segundo o canal Al Jazeera; ataque aconteceu na noite de quinta-feira (29). Foto liberada pelo Exército de Israel de operação em Gaza
Israeli Army / AFP
Um ataque aéreo feito por militares de Israel atingiu um veículo que fazia parte de um comboio de ajuda humanitária, na noite de quinta-feira (29), na região Sul da Faixa de Gaza, informou o site do canal Al Jazeera.
Ao menos cinco pessoas morreram no ataque. As vítimas estavam em um veículo da ONG Anera, que tem sede nos Estados Unidos e fornece ajuda humanitária no Oriente Médio.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
De acordo com informações da Al Jazeera, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que o ataque aconteceu depois que “homens armados tomaram um veículo na frente do comboio”. A Anera explicou que as vítimas eram “empregados pela empresa de transporta” que colabora com o trabalho.
Nas últimas horas, outros ataques cometido por forças israelenses mataram outras duas pessoas, sendo uma delas uma criança, em um campo de refugiados de Jabalia, também em Gaza.
Pausa nos conflitos para vacinação
Também nesta quinta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou ter chegado a um acordo com Israel e o grupo terrorista Hamas para uma pausa humanitária nos conflitos na Faixa de Gaza para permitir a vacinação de centenas de milhares de crianças contra a poliomelite.
A medida ocorre após a OMS ter confirmado em 23 de agosto a presença da doença em um bebê, no primeiro caso de poliomelite em 25 anos no território palestino.
Descrita como “pausa humanitária”, a campanha de vacinação em Gaza terá três dias de pausa nos combates em três zonas diferentes do território, conforme acordado entre Israel e Hamas, segundo Rik Peeperkorn, representante da OMS nos territórios palestinos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.