Quadrinista de Jundiaí é convidado para representar Brasil em feira internacional junto com Maurício de Souza

quadrinista-de-jundiai-e-convidado-para-representar-brasil-em-feira-internacional-junto-com-mauricio-de-souza


Com mais de 30 anos de carreira, o jundiaiense Paulo Borges estará ao lado de grandes artistas na Festival Internacional de Quadrinhos de Beja, em Portugal, que ocorre até o dia 18 de junho. Artista de Jundiaí faz parte do seleto time autorizado para reproduzir os desenhos do cinema
Régis Rosa/TV TEM
O artista de Jundiaí (SP) Paulo Borges foi convidado para representar o Brasil, junto com o Maurício de Souza e outros artistas, no Festival Internacional de Quadrinhos de Beja, em Portugal, que ocorre até o dia 18 de junho.
Com mais de 30 anos de carreira, o artista gráfico e quadrinista conta que sempre foi incentivado pelos pais a desenhar e que, após muitos anos, atualmente também faz parte de um time treinado, e autorizado, para reproduzir os famosos desenhos do cinema.
“Eu comecei produzindo para um autor de quadrinhos, que publicava pra uma grande editora e fazendo personagens dele e de outros tantos pra várias editoras. Só com um bom tempo de carreira que eu comecei a trabalhar com os meus personagens, a minha produção ainda é pequena com os meus personagens, eu sou conhecido como desenhista de estúdio, desenhando para grandes marcas, grandes personagens conhecidos do público.”
Além de se dedicar na criação dos personagens, Paulo também tem uma escola de arte e vários alunos contam com a sua experiência para desenvolverem as habilidades, como é o caso do estudante Pedro César Pessotto.
“Muitas pessoas tem a própria técnica, o próprio jeito de fazer, mas quando cheguei comecei a aprender muito mais sobre rascunho principalmente, uma parte que me ajudou muito a desenvolver mais as técnicas que o professor Paulo passa também, cada dia que eu venho aqui eu me impressiono mais com ele”, afirma.
A maestria no desenho levou Paulo a publicar três livros autorais. Fora do país, principalmente na Europa, ele ganhou reconhecimento no meio. E, por isso, foi um dos três artistas brasileiros convidados para o festival de Portugal, que é realizado há 18 anos e reúne os maiores nomes da área. 
Para a filha do quadrinista, Bianca Villas Boas Borges, que sempre o acompanha nas viagens, é um motivo de orgulho ter o pai que é nascido e criado em Jundiaí e que leva a arte para o mundo.
“É o ápice da carreira dele, então é o sucesso que chegou. Eu lembro desde pequena e meus amigos [perguntavam]: ‘Mas o que seus pais fazem? Dá pra viver de arte?’, dá pra viver de arte. Tudo que é feito com amor, as coisas fluem e eu vejo isso na minha casa e é uma casa muito feliz”, reflete Bianca.
Artista gráfico de Jundiaí ganha destaque internacional em festival de Portugal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.