Júri nacional do programa Bandeira Azul pré-aprova renovação do selo na Praia do Peró, em Cabo Frio, no RJ

juri-nacional-do-programa-bandeira-azul-pre-aprova-renovacao-do-selo-na-praia-do-pero,-em-cabo-frio,-no-rj


Após análise, foi atestado que local está cumprindo os critérios que atestam a adoção de práticas sustentáveis. Definição, após avaliação final, sairá em setembro. Bandeira Azul foi hasteada pelo 5º ano consecutivo na Praia do Peró, em Cabo Frio, em 2022
Amigos do Peró
O júri nacional do programa Bandeira Azul pré-aprovou a renovação do selo para a temporada 2023/2024 na Praia do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.
Uma reunião foi realizada na última semana, onde o colegiado avaliou a inscrição de 48 candidatos. Destes, 45 serão recomendados, entre praias e marinas de todo o país, ao júri internacional, com base em Copenhague, na Dinamarca.
Após uma avaliação final, a definição de quem vai receber ou ter a certificação renovada, sairá em setembro de 2023.
A Praia do Peró, por exemplo, busca a certificação pela sexta temporada consecutiva. Desde 2018, a bandeira já foi hasteada cinco vezes. Para que isso ocorra novamente, a praia precisa seguir dentro de vários critérios que atestam a adoção de práticas sustentáveis.
No estado do Rio de Janeiro, apenas quatro praias atualmente são certificadas para ter a Bandeira Azul hasteada em suas orlas, incluindo a Praia do Peró.
O júri nacional foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), da Associação Nacional de Municípios de Meio Ambiente (Anamma) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
“A renovação dessa certificação é muito importante para nós, e não medimos esforços para manter a Praia do Peró dentro dos critérios estabelecidos de infraestrutura e sustentabilidade ambiental. Sendo assim, esperamos que o júri internacional ratifique essa decisão, e tenhamos a Bandeira Azul tremulando em nossa cidade por mais um verão”, disse a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes.
O Programa Bandeira Azul busca conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos sobre a necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.