HGV faz captação múltipla de órgãos e transplante de rins em pacientes do Piauí

Para ser doador, basta avisar aos familiares da sua vontade, para que em caso de falecimento a doação seja autorizada à equipe médica. Um único paciente pode ajudar outras cinco pessoas. HGV faz captação múltipla de órgãos e transplante de rins em pacientes do Piauí
Divulgação/Sesapi
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta sexta-feira (10), dois transplantes renais beneficiando pessoas que estavam na fila de espera do Piauí. Os transplantes foram possíveis devido à doação autorizada pela família de um paciente e à captação múltipla realizada pelo hospital.
A captação ocorreu nessa quinta-feira (9). Além dos rins, também foram captados pelo HGV o fígado, que foi enviado para Brasília, e as córneas, que ainda irão beneficiar pessoas do próprio Estado.
LEIA TAMBÉM
Fila de transplante de órgãos passa de 50 mil pessoas pela primeira vez no Brasil
Famílias relatam importância da doação de órgãos em meio à queda na pandemia: ‘Vários recomeços’
As ações acontecem por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV e Centro Cirúrgico. A unidade de saúde possui a única equipe credenciada do Piauí para captação e perfusão de órgãos.
“O HGV segue atendendo à nossa população com serviços de alta complexidade e, neste momento, quando realiza estes transplantes, dá uma nova vida para os pacientes que aguardavam na fila”, afirmou o superintendente de média e alta complexidade.
A equipe de captação do Hospital Getúlio Vargas possui 3 cirurgiões captadores de múltiplos órgãos e 6 enfermeiros perfusionistas de órgãos para transplante, atuando 24 horas.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O secretário de saúde, Antonio Luiz, ressaltou a importância de que a população seja doadora e ajude outras pessoas.
“Um único doador dará a 5 pessoas a oportunidade de uma nova vida. O HGV cumpre o seu papel de hospital de alta complexidade e funcionando plenamente”, declarou.
Para ser doador de órgãos e tecidos basta avisar aos familiares da sua vontade, para que em caso de falecimento a doação seja autorizada à equipe médica.
Confira as últimas notícias do g1 Piauí
Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.