Registros de incêndios ambientais aumentam 41% no Paraná, diz Corpo de Bombeiros

registros-de-incendios-ambientais-aumentam-41%-no-parana,-diz-corpo-de-bombeiros


Em Cascavel, no oeste do estado, ocorrências registraram aumento de 65%. Quantidade de incêndios ambientais aumentaram este ano em Cascavel
Entre janeiro e junho deste ano o número de incêndios ambientais aumentou 41,95% no Paraná, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo o Corpo de Bombeiros.
No período, no ano anterior, foram registrados 1.609 incêndios do tipo. Em 2023, foram 2.284.
Conforme os bombeiros, entre o outono e o inverno o risco de incêndios ambientais cresce. Isto porque a umidade relativa do ar cai.
De acordo com o subtenente Jorge Iglikoski, entre os motivos para o aumento de incêndio está a falta de cuidado da própria população. Ele relata que, às vezes, o fogo é utilizado com o objetivo de limpar terrenos ou chácaras, mas foge do controle e se torna um problema coletivo.
“Tem muitos riscos. A pessoa tem que ter em mente que ela vai estar queimando muito mais do que ele imagina, ele não vai estar queimando só o que ele tá vendo. Quanta coisa que tem escondido por detrás de uma vegetação, né? Além dos danos a saúde das pessoas”, reforça.
Ainda conforme Iglikoski, enquanto as equipes que combatem os incêndios ambientais, poderiam estar atendendo outras ocorrências, como incêndios em casas ou estabelecimentos.
Em Cascavel, cenário é preocupante
Incêndios ambientais, fogo, chamas, queimadas, Paraná
Divulgação/Aen
Em Cascavel, no oeste do Paraná, as ocorrências registraram um aumento de 65%. Entre janeiro e junho de 2022 foram 29 registros, em 2023, foram 48.
Na cidade há uma multa de R$ 5,51 por metro quadrado de área queimada. Em um terreno de 300 metros quadrados, por exemplo, a penalidade custaria R$ 1.653.
A prefeitura orienta que quem tiver denúncias sobre situações de incêndios ambientais podem relatar por meio do telefone 156.
LEIA TAMBÉM:
Google Street View flagra tentativa de assalto a mulher no PR: ‘Imagens podem ajudar na investigação’, diz PM
Barbeiro resgata autoestima em lar de idosos cortando cabelo de graça: ‘É estar junto compartilhando amor’
QUIZ: Teste seus conhecimentos e veja o quanto você conhece sobre a história de Foz do Iguaçu
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.