Final da Liga dos Campeões: tudo o que você precisa saber sobre Manchester City x Internazionale

final-da-liga-dos-campeoes:-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-manchester-city-x-internazionale

Manchester City e Inter de Milão vão se enfrentar pela primeira vez na história em jogos oficiais, neste sábado (10). E logo numa final de Liga dos Campeões, o maior torneio entre clubes do mundo.

A decisão está marcada para 16h, de Brasília, no Atatürk Olympic Stadium, em Istambul, na Turquia.

De um lado, o Manchester City de Pep Guardiola busca um título inédito e a tríplice coroa: o time azul já venceu o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra, esta contra o maior rival, United.

A Inter de Simone Inzaghi quer ser tetracampeã da Liga dos Campeões e conquistar o segundo título em 2023, depois de ter vencido a Copa Itália.

Onde assistir à final da Champions League?

A partida será transmitida por dois canais — SBT e TNT — e pelo serviço de streaming HBO Max.

Quantas taças da Liga dos Campeões os times têm?

O Manchester City nunca foi campeão. Esta é a segunda final do time na história: em 2021, o time de Pep Guardiola foi derrotado pelo rival inglês Chelsea.

Já a Internazionale tem três títulos em sua história: o bicampeonato em 1964 e 1965 e, mais recentemente, em 2010, quando venceu o Bayern de Munique na final.

As campanhas de Manchester City e Inter de Milão na Liga dos Campeões

O Manchester City é mais um exemplo de time que pode vencer a Champions League de forma invicta. Na história da competição, foram 14 oportunidades, sendo a última em 2020, com o Bayern de Munique.

Nos 12 jogos disputados até então, o City venceu sete vezes e empatou outras cinco. Além da campanha invicta, o time inglese ainda acumula estatísticas decisivas na competição: melhor ataque (31 gols marcados); melhor defesa (cinco gols sofridos); artilheiro (Haaland – 12 gols) e líder de assistências (De Bruyne – sete passes para gol).

  • 12 jogos
  • 7 vitórias
  • 5 empates
  • 31 gols marcados
  • 5 gols sofridos

Para a Inter, não se trata apenas de voltar às glórias continentais, mas também recolocar a Itália no mapa do futebol europeu. Desde o título em 2010, a Juventus foi o único time do país a chegar à final, mas com duas derrotas — para o Barcelona em 2015 e para o Real Madrid em 2017.

Apesar do status de “azarão”, a Inter chega à final como o time que ficou mais jogos sem sofrer gols (oito), além de ter no goleiro Onana o líder de defesas na competição, com 45.

  • 12 jogos
  • 7 vitórias
  • 3 empates
  • 2 derrotas
  • 19 gols marcados
  • 10 gols sofridos

Prováveis escalações e desfalques

  • Manchester City: Ederson; Walker, Stones, Rúben Dias e Akanji (Aké); Rodri e Gundogan; Bernardo Silva, De Bruyne e Grealish; Haaland. Técnico: Pep Guardiola.
  • Inter de Milão: Onana; Darmian, Acerbi e Bastoni; Dumfries, Barella, Brozovic, Çalhanoğlu e Dimarco; Dzeko e Lautaro Martínez. Técnico: Simone Inzaghi.

O único possível desfalque dos dois times é o meia-atacante argentino Joaquín Correa, da Inter. Ele se recupera de uma lesão na panturrilha, mas está em Istambul com a delegação e treinou nos últimos dias.

Quem será o juiz da final da Champions League?

O polonês Szymon Marciniak será o árbitro de Manchester City x Inter de Milão. Ele, que apitou a última final de Copa do Mundo, vencida pela Argentina, será auxiliado pelos compatriotas Paweł Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz.

O quarto árbitro será o romeno Istvan Kovacs, enquanto o VAR fica a comando de Tomasz Kwiatkowski, também polonês.

Recentemente, Marciniak se viu em meio a uma polêmica por ter participado de um evento ligado à direita radical na Polônia. Ele pediu desculpas públicas e foi mantido.

O que acontece se a final da Liga dos Campeões terminar empatada?

Em caso de empate, a Champions League 2022-23 será decidida na prorrogação, em dois tempos de 15 minutos. Não há gol de ouro. Caso o empate persista, decisão por pênaltis.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Final da Liga dos Campeões: tudo o que você precisa saber sobre Manchester City x Internazionale no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.