Starbucks leva seu controverso café de azeite para mais cidades dos EUA

starbucks-leva-seu-controverso-cafe-de-azeite-para-mais-cidades-dos-eua

A Starbucks está a todo vapor com sua controversa linha de bebidas de café com infusão de azeite, expandindo um de seus maiores lançamentos de novos produtos em anos para muitos outros estados e cidades.

As chamadas bebidas Oleato estrearam nos Estados Unidos em março com críticas negativas. Elas estavam disponíveis na Califórnia, Illinois, Nova York e Washington, mas agora serão vendidas em mais cidades.

Desde a terça-feira (6) as bebidas Oleato também estão disponíveis em Austin, Boston, Chicago, Dallas e Miami, bem como em cidades de outros estados do Alasca a Vermont.

No cardápio do Oleato estão um latte de leite de aveia e um expresso batido gelado de toffeenut, também feito com leite de aveia. Cada um é preparado com uma colher de azeite, que adiciona 120 calorias à bebdida, segundo a Starbucks.

Há também uma bebida gelada com espuma fria com infusão de azeite, chamada espuma dourada, feita com uma porção dupla de azeite. A combinação de óleo e café, a característica definidora do Oleato, causou problemas de digestão em alguns consumidores.

A inesperada linha de bebidas foi lançada na Itália no início deste ano.

Assim que as pessoas tiveram a chance de experimentá-los, as opiniões surgiram. Um vídeo intitulado “Experimentamos bebidas de café com azeite de oliva da Starbucks e nos arrependemos seriamente” teve inúmeras visualizações.

Outros consumidores tiveram sentimentos confusos, mas concluíram que as bebidas parecem mais uma façanha – algo que vale a pena provar – mas não necessariamente vale a pena voltar.

“Sentimos que esta linha de bebidas é mais para as manchetes do que para a longevidade do cardápio”, observou a Tasting Table em sua análise.

Um crítico do Bon Appétit se perguntou se as bebidas “se tornariam um item de menu ‘secreto’, com lojas equipadas com garrafas de [azeite de oliva extra virgem] caso alguém queira uma bomba dele”.

No entanto, o lançamento ganhou publicidade global e os próprios produtos devem ter pelo menos despertado o interesse dos frequentadores da rede de café. O último lançamento significa que quase um terço das lojas americanas da Starbucks terão Oleato no cardápio, segundo a empresa. E as bebidas já estão disponíveis em vários países do mundo.

Oleato é uma criação do ex-CEO Howard Schultz, que anunciou a nova linha de bebidas com muito alarde antes de entregar as rédeas ao atual CEO, Laxman Narasimhan.

No ano passado, Schultz conheceu o produtor de azeite Tommaso Asaro, que o apresentou à prática de consumir uma colher de sopa de azeite por dia. Schultz adquiriu o hábito sozinho, se perguntou se poderia combiná-lo com sua rotina diária de café e pediu à equipe de bebidas da Starbucks que desenvolvesse uma bebida unindo os dois produtos.

Do ponto de vista da Starbucks, eles conseguiram.

Durante uma ligação com analistas em maio, Narasimhan descreveu o lançamento da bebida como “altamente bem-sucedido”, chamando-o de “um dos cinco principais lançamentos de produtos nos últimos cinco anos em termos de reconhecimento e empolgação da marca”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Starbucks leva seu controverso café de azeite para mais cidades dos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.