Na Festa Junina de Votorantim, Léo Santana lança música inspirada em Luiz Gonzaga e diz que fará show na África: ‘Primeira vez’

na-festa-junina-de-votorantim,-leo-santana-lanca-musica-inspirada-em-luiz-gonzaga-e-diz-que-fara-show-na-africa:-‘primeira-vez’


Apresentações nos continentes africano e europeu estão previstas para julho e agosto. Léo Santana diz que gosta bastante das festas juninas e chega a comparar a emoção que sente com a do carnaval. Léo Santana se apresenta na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
O baiano Léo Santana cantou sua nova canção, Sentaê, durante a Festa Junina de Votorantim Viva+. A música, inspirada em A Vida de Viajante, de Luiz Gonzaga, foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (9), nas redes sociais. Durante entrevista no camarim, Léo falou sobre o lançamento, clipe novo e também que irá cantar, pela primeira vez, na África.
Pouco diferente do habitual estilo, a Sentaê tem uma pegada de forró. “É uma canção, uma mistura, que na verdade é uma citação de A Vida de Viajante, do nosso eterno Luiz Gonzaga. Agradecer até a família, que nos autorizou a fazer essa versão. E a gente vai estar executando pela primeira vez aqui. Lançada hoje [sexta, 9] e executada pela primeira vez hoje, ao vivo. Estou bem feliz, ansioso e vamos nos divertir muito essa noite.”
Léo Santana se apresenta na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Léo diz que gosta bastante das festas juninas e chega a comparar a emoção que sente com a do carnaval.
“Acho que passou esse tempo assim de ter essa tradição tão a ferro e fogo, se é que eu posso falar assim, só forró e sertanejo nos festejos juninos. Porque eu, particularmente, falo por mim, como artista Léo Santana, venho tocando nos maiores eventos do Norte e Nordeste, e agora no Sudeste também como gênero pagodão de Salvador, como vocês generalizam aqui de axé. E diversos eventos de São João assim, do maior, como acostumamos dizer que é o de Caruaru, Campina Grande, Paraíba, Pernambuco, agora aqui, o de São Paulo, de Votorantim. Já me sinto mais familiarizado com os festejos juninos. É uma festa que eu espero o ano inteiro, E até falo pra vocês aqui, eu fico mais ansioso pelos festejos juninos do que pelo próprio carnaval”, comenta.
Além do lançamento de Sentaê, a semana de Gegê, como também é chamado pelos fãs, foi agitada. O músico também lançou, na segunda-feira (5), o clipe do hit Posturado e Calmo, que cantou nesta noite. “Está indo super bem. Número um hoje [sexta-feira, 9] no Youtube”, diz.
Fãs subiram no palco em Votorantim e fizeram desafio ao cantar Posturado e Calmo, de Léo Santana
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Durante o show em Votorantim houve até uma disputa entre fãs, que subiram ao palco e cantaram um trecho de Posturado e Calmo ao lado do baiano.
Léo Santana ressaltou que gravou o clipe na comunidade onde cresceu. “O pessoal está sempre comigo. Eu sempre procuro um motivo pra trazer eles pra mais perto. E eu estar lá também por mais tempo. E dessa vez não foi diferente. Meu quarto clipe gravado na minha comunidade. Posturado e Calmo, de fato, tem sido o que está dando mais resposta assim do público, mais execução. Não é à toa que hoje está com 1,5 milhão de visualizações em tão poucos dias. Eu fico feliz. Minha comunidade faz parte de mim. Eu tenho tatuado aqui: Da Boa Vista do Lobato para o Mundo. E é o lugar em que eu me sinto em casa, literalmente.”
Léo Santana se apresenta na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Sucesso Zona de Perigo
E com tantos lançamentos, outro ponto alto do show foi a tão esperada Zona de Perigo. Léo Santana reconhece que ainda colhe os frutos do grande sucesso da música. “Eu creio que eu esteja aqui [em Votorantim] por causa dela também”, brinca, revelando que a música vai colocá-lo frente aos fãs africanos pela primeira vez.
Léo Santana se apresenta na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
“A gente tem agora dois shows na África, temos uma turnê na Europa também, julho e agosto. A gente já vem fazendo turnê internacional há um bom tempo. Só que esses lugares que vamos nos apresentar, dessa vez, é a primeira vez. Nunca tínhamos ido à África, e vamos agora. Devido ao sucesso de Zona de Perigo. Ela foi a top 13 das mais ouvidas do mundo”, disse, sem revelar qual país.
Tudo indica que pelo menos um dos shows deve ser em Uganda, país onde crianças atendias por uma ONG africana postaram um vídeo dançando Zona de Perigo, que viralizou. No começo do ano, Léo Santana esteve no Programa Domingão com Luciano Huck, onde fez contato com a ONG e ainda foi convidado pelo apresentador a ir até o país para conhecer o trabalho da ONG.
Léo Santana se apresenta na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
E tudo por causa da camisa
Segundo Léo Santana, Zona de Perigo viralizou depois que ele postou um vídeo “polêmico”. “A Zona de Perigo, de fato, aconteceu devido àquele post sem camisa. Mas, eu digo ‘vou dar uma segurada’. Até porque estava tudo mundo meio assim ‘tira’. Peraí, rapaz. Você já viu isso há muito tempo. Agora, com essa canção que você veio notar. Aí eu fiz aquela brincadeira e viralizou.”
Léo Santana se apresenta na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Léo comenta que a brincadeira interferiu na vida de muitos casais. “Alguns diziam ‘segura a onda, isso acaba com o meu relacionamento’. Outros meios que diziam ‘você me ajudou, estou começando a treinar, fazendo dieta’. Tem o ônus e o bônus”, brinca. “Mas está sendo bem divertido. Só tenho que agradecer a Deus, à galera que consome o meu trabalho”, completa o baiano.
A coreografia quase não vingou…
A coreógrafa de Léo Santana, Edilene Alves, contou que a dança que todos repetem em festas e publicações em redes sociais mundo afora quase que não foi aprovada pelo Léo Santana. Edilene, que pertence ao corpo de dança do cantor, também se apresentou em Votorantim e explicou que a coreografia de Zona de Perigo foi criada em um dia, em um aeroporto, entre um show e outro.
Coreógrafa e bailarina de Léo Santana, Edilene Alves também esteve na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
“De fato, ela era uma música que a gente não estava acreditando muito por que, no momento, a gente estava trabalhando outra, que era Não Se Vá, com Pedro Sampaio. O foco estava todo pra essa música. Mas Léo estava com isso muito forte, de que queria algo pra Zona de Perigo. E aí, quando ele pediu, foi de um dia para o outro. A gente estava ‘na estrada’, saindo de um cruzeiro indo pra Fortaleza. Então criei no aeroporto, tudo muito corrido, simples também. E no primeiro momento ele falou: ‘Eu acho que não é isso, mas como não tem muito tempo, vamos assim mesmo. E aí foi o boom que vocês têm visto aí.”
Edilene Alves durante show de Léo Santana na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Todo mundo dançou
O show do cantor baiano na Festa Junina de Votorantim Viva+ fez com que a fã de Gegê, como também é conhecido Léo Santana, Jéssica Lopes, de 26 anos, conseguisse arrastar as duas amigas sertanejas, Daniele Souza, 27, e Bianca Sabrina, 32, para a praça Lecy de Campos.
As três amigas: Jéssica, Bianca e Daniele (da esquerda para a direita) no show do Léo Santana em Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Elas presenciaram momentos especiais nesta noite de sexta-feira (9). Léo apareceu para o público no palco às 22h10 cantado O Dono Da Zorra Toda. Depois disso foi só sucesso atrás do outro em quase duas horas de show. No setlist do baiano teve Contatinho, parceria com Anitta, Áudio que te entrega, trabalho com MC Don Juan e Mari Fernandez, Toma, música com Ludmilla, e Apaixonadinha, em tom de homenagem à Marília Mendonça.
O público entrou no clima e ligou as luzes dos celulares, entoando a canção, um dos momentos mais emocionantes da apresentação.
Léo Santana fez homenagem à Marília Mendonça na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Jéssica não só sabia cantar todas as músicas do ídolo, como também dançava. Como ela mesmo se apresentou, era a professora de coreografia das amigas que conheceu em algum show, barzinho, há algum tempo.
“Nos conhecemos há uns dois anos, em alguma balada. A amizade durou”. A parceria é tão próspera que Jéssica, do time do axé, swingueira e derivados de ritmos baiano, disse que, assim como as amigas fizeram, também vai acompanhá-las no show da dupla Jorge e Mateus, outra atração da Festa Junina de Votorantim.
“É sofrência demais. Prefiro agitação, axé. Mas virei com elas”, diz ressaltando a amizade.
Léo Santana se apresenta na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Daniele e Bianca reconhecem o carinho da amiga que até iriam acompanhar os passos durante o show de Léo Santana. Elas também tiveram que confortar a frustração de Jéssica, que não viu o Léo sem camisa e nem “de calça branca” no show, como ela confidenciou ser sua expectativa.
Tal mãe, tal filha
A mineira Gisele Reis, 42 anos, e a filha Eduarda, 11, que moram em Sorocaba há alguns anos, chegaram cedo ao show para pegar um bom lugar na frente e ver o mais de perto possível a apresentação.
A filha Eduarda que ‘levou’ a mãe para ver o Léo Santana em Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Perguntada se Gisele foi ao show só para acompanhar a filha, logo interrompeu: “é ela quem me acompanha. As duas gostam de Léo Santana, mas eu gosto mais”, brincou.
A filha revela que gosta mesmo é do trapper Matuê, outra atração que cantou na festa de Votorantim, mas ela não pôde ir. Já sobre o show desta sexta, Eduarda disse que estava ansiosa para ouvir o sucesso “Zona de Perigo”. Ela contou que sabe a coreografia e até faz dancinha nas redes.
Gisele também disse que “tudo aquilo que a gente vê de longe, pela TV, espero que aqui seja igual”.
Dia dos namorados chegando…
E teve um casal, digo, dois amigos que deram uma fugidinha de Indaiatuba (SP), a 70 quilômetros de Votorantim, para prestigiar a maior festa junina de São Paulo.
Os ‘amigos coloridos’ Jonathan e Fabíola durante o show de Léo Santana em Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
O farmacêutico Jonathan Monteiro Toledo, de 30 anos, e a biomédica Fabíola Teixeira, 26, levaram 53 minutos de estrada até o show de Léo Santana, e dizem que não se arrependeram.
“É a primeira vez que venho, mas sempre ouvi falar da festa aqui. Ontem [8 de junho], vi um colega postar no Instagram que esteve no show de Henrique e Juliano e deu vontade de vir”, comenta Jonathan.
Eles gostam de Léo Santana, pois dizem que o show é bem animado. Já sobre estarem juntos no show, animada, Fabíola diz que é uma “amizade colorida”. “Faz uns anos que já nos conhecemos. Temos essa amizade colorida”, diz sorrindo, mas nega que a ida ao show seja uma comemoração antecipada ao Dia dos Namorados. “Dia 12 não tem muito a ver”, completa. Pelo menos sobre o show, os dois vão ter muito o que contar.
Léo Santana se apresenta na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Atrações da semana
A terceira semana da Festa Junina de Votorantim Viva+ começou com a animação da dupla Maiara e Maraísa, na quarta-feira (7). Na quinta (8) foi a vez dos sertanejos Henrique e Juliano.
VEJA TAMBÉM
‘Hora do Silêncio’: festa junina desliga som de brinquedos para crianças com Transtorno do Espectro Autista e deficiências
Festa Junina de Votorantim Viva+ promove ação inclusiva para crianças com Transtorno do Espectro Autista
Capivara é homenageada por entidade e venda de pastel com formato do animal se torna destaque na Festa Junina de Votorantim Viva+
As atrações continuam com o Dj Alok no sábado (10) e o pagode de Menos é Mais, no domingo (11). Ainda no domingo, os pais podem levar as crianças para curtir a apresentação infantil Frozen 2, às 17h.
Confira a agenda de shows da última semana de festa:
Quinta-feira (15) – Show católico
Sexta-feira (16) – Jorge e Mateus
Sábado (17) – Ana Castela
Domingo (18) – Show infantil Encanto
Domingo (18) – Gustavo Mioto
Fique por dentro de tudo o que aconteceu
Quinta-feira (8) – Henrique e Juliano
Quarta-feira (7) – Maiara e Maraísa
Domingo (4) – Matuê
Sábado (3) – Luan Santana
Sexta-feira (2) – Zé Neto e Cristiano
Quinta-feira (1º) – Gabriel Guedes (show gospel)
Domingo (28) – Teto + WIU
Sábado (27) – Ludmilla
Sexta-feira (26) – Hugo e Guilherme
Quinta-feira (25) – Palco Cultura
Quarta-feira (24) – Abertura da festa e Apresentação de Quadrilha Caipira
Tradicional festa do interior de SP
Parque de diversões da Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Além dos shows, a Festa Junina de Votorantim Viva+ conta com uma praça de alimentação mantida por entidades beneficentes da cidade. As barracas oferecem diversos pratos típicos juninos, como sopa de mandioca no pão, quentão, vinho quente, entre outras delícias.
Os aventureiros também podem se divertir com as novidades do parque de diversões da festa. Neste ano, a organização do evento traz a tirolesa utilizada no Rock in Rio, com mais de 180 metros, permitindo ao participante sobrevoar toda a estrutura do evento.
Edição 2023 da Festa Junina de Votorantim conta com tirolesa
Eduardo Ribeiro Jr./g1
O parque reúne 20 atrações, com opções para todas as idades e também inclusivas, para pessoas com mobilidade reduzida.
Além da tirolesa, entre os destaques está a roda gigante Celebration Wheel, que retorna à festa, permitindo que os participantes possam ter uma vista privilegiada do recinto do evento a 22 metros de altura.
Léo Santana se apresenta no palco principal da Festa Junina de Votorantim Viva+
O Cine Terror, que foi sucesso na edição de 2022, também está de volta, com uma estrutura de 108 metros quadrados que imita um cinema abandonado, exigindo coragem de quem se aventura pelo labirinto.
Parque de diversões da Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Parque de diversões da Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Parque de diversões da Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.