Baixada em Pauta #134: Cocaína apreendida no Porto de Santos não chega a 10% do volume enviado ao exterior, diz delegado do Deic

baixada-em-pauta-#134:-cocaina-apreendida-no-porto-de-santos-nao-chega-a-10%-do-volume-enviado-ao-exterior,-diz-delegado-do-deic


Fabiano Barbeiro assumiu como delegado da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) em Santos, no litoral de SP, no começo deste ano. Ele contou como analisa o crime organizado na Baixada Santista, o tráfico de drogas pelo Porto de Santos e quais os objetivos à frente do Deic. Podcast: Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Videocast: Agora também é possível assistir o bate-papo pelo g1 e pela página no Facebook do g1 Santos.
Baixada em Pauta: Fabiano Barbeiro, delegado do Deic, é o convidado da semana
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, com o maior porto da América do Sul é ponto visado por criminosos para o envio de drogas, principalmente a cocaína, para o resto do mundo. De acordo com o delegado Fabiano Barbeiro, da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) mais de 90% da carga oriunda do tráfico que passa pelo cais santista acaba chegando ao destino, apesar das tecnologias aplicadas e trabalho de inteligência realizado.
“Eu estava falando da produção de 5 mil toneladas [de cocaína, pelos países vizinho do Brasianto é pego [pelas autoridades], não reflete nem 10% do quanto passa”, disse o delegado, que ressaltou ter muito contato com a Polícia Federal, com ministério público e policiais de outros países, que ajudam nas investigações e apreensões.
Mesmo natural de Santos e formado em Direito pela UniSantos, o delegado de 54 anos fez carreira na capital. Ele esteve por quase 10 anos no Deic de São Paulo, atuou em delegacia de combate a roubo a banco e também de facções criminosas. O último trabalho foi em uma delegacia especializada na divisão de crimes contra a administração pública, corrupção e lavagem de dinheiro.
Polícia e Receita Federal apreendem 1,1 tonelada de cocaína em contêiner no Porto de Santos, SP
Receita Federal/Divulgação
Barbeiro assumiu o Deic de Santos no começo deste ano e contou as primeiras impressões sobre a região – a delegacia cobre as cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. “De certa forma me surpreendeu, pelo volume de trabalho […]. Me deparei com diversas demandas, que são aquelas demandas do dia a dia da população”.
O delegado contou diversos casos emblemáticos da carreira, como a ação que resultou no bloqueio do WhatsApp no país, além de ter comentado sobre uma polêmica à qual esteve envolvido em 2017, quando foi acusado de criminalizar manifestações.
Em 4 de setembro daquele ano, ele pediu o indiciamento de 21 pessoas por associação criminosa e corrupção de menores, após18 adultos serem presos e três menores apreendidos durante um ato no Centro Cultural São Paulo.
Você confere esse bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!
Fabiano Barbeiro delegado da Deic em Santos, SP, esteve no Baixada em Pauta
Marcelo Junqueira/TV Tribuna
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.