Homem é condenado a 21 anos de prisão por matar esposa asfixiada com fio de cabo USB


Jonilson Bispo dos Santos foi condenado por asfixiar Aureny Ferreira, de 46 anos, até a morte. A vítima foi identificada como Aureny Ferreira da Silva, tinha 46 anos e foi candidata a vereadora pelo município.
Reprodução/TV Santa Cruz
Um homem identificado como Jonilson Bispo dos Santos foi condenado a 21 anos de prisão por asfixiar e matar a própria companheira usando um fio de cabo USB. A vítima, identificada como Aureny Ferreira da Silva, de 46 anos, foi encontrada com diversas marcas de estrangulamento. O crime aconteceu em agosto de 2021, na cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia.
Jonilson, conhecido como “Jô”, foi denunciado por feminicídio pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e condenado pelo Tribunal do Júri de Itabela na quarta-feira (11). O resultado do júri foi divulgado nesta quinta (19).
O réu já está preso preventivamente e vai cumprir a pena em regime fechado.
Aureny Ferreira era servidora pública do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e foi achada morta dentro do bar que era proprietária, nos fundos da casa onde morava, depois que colegas estranharam a ausência dela no trabalho. Como Aureny não tinha o costume de faltar ao serviço, resolveram ir até à residência em busca de notícias dela.
LEIA TAMBÉM:
Policial militar suspeito de homicídio que fugiu de batalhão vai à júri popular na Bahia
Homem é condenado a 16 anos de prisão por matar estudante a tiros dentro de escola na Bahia
Homem é condenado a 29 anos de prisão por estuprar a própria irmã em cidade do norte da Bahia
Na época, um grupo de amigos e vizinhos arrombou a porta do imóvel e a encontraram morta nos fundos do estabelecimento. Aureny era bastante conhecida na cidade e, inclusive, já havia se candidatado a vereadora. Na época, a Prefeitura de Itabela emitiu uma nota de pesar.
O júri acatou a acusação contra Jonilson, sustentada pelo promotor de justiça Dinalmari Mendonça Messias, em sessão presidida pela juíza Tereza Júlia do Nascimento.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.