PF cumpre mandados de prisão por incêndios criminosos no Pantanal

Incêndio florestal que atinge o Parque Nacional do Pantanal Mato-GrossenseJoédson Alves/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou uma operação contra incêndios, desmatamento e exploração ilegal em terras da União em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal.  Ao todo, os agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão.

Segundo a PF, os suspeitos atearam fogo em uma área de 6.419 hectares para a criação de gado. Cerca de 7.200 animais foram criados na área ocupada de forma irregular, que é alvo frequente de queimadas.

A operação descobriu que o grupo criminoso falsifica documentos com o apoio de órgãos governamentais para ter posse da terra – ação popularmente conhecida como “grilagem“.

Além disso, os agentes descobriram que os danos derivados da ocupação irregular na área somam mais de R$ 200 milhões.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Corumbá, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) do Mato Grosso do Sul.

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!

Operação “Prometeu”

A operação foi batizada de “Prometeu”, em alusão ao personagem da mitologia grega que roubou o fogo dos deuses gregos e entregou à humanidade para fazer mau uso das chamas.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.