‘Eles estão fracos, mas felizes de ver a família’, diz avô das crianças colombianas encontradas na selva

‘eles-estao-fracos,-mas-felizes-de-ver-a-familia’,-diz-avo-das-criancas-colombianas-encontradas-na-selva


Família das quatro crianças indígenas encontradas vivas na Amazônia, após 40 dias desaparecidas, deu entrevista à imprensa neste sábado (10). Avô de crianças resgatadas na Colômbia fala com jornalistas em hospital de Bogotá
A família das quatro crianças indígenas encontradas vivas na Amazônia colombiana, após 40 dias desaparecidas, deu entrevista à imprensa neste sábado (10).
“Eles estão muito fracos, mas sabemos que estão em boas mãos aqui no hospital. Tudo vai ficar bem e continuaremos voltando porque este é um processo longo”, afirmou o avô das crianças Fidencio Valencia.
As crianças, que são irmãs, desapareceram no sul da selva colombiana após um acidente de um avião, durante um trajeto de Araracuara a San José del Guaviare, com 7 passageiros. Três adultos morreram, incluindo a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy Valencia.
‘Eles estão fracos, mas felizes de ver a família’, diz avô das crianças colombianas desaparecidas na selva
Reuters
“Estamos felizes porque esta situação não nos deixava dormir, não nos deixava ser felizes, não podíamos falar. Para nós, esta situação era como estar no escuro, caminhávamos por caminhar”, afirma o avô, em um vídeo publicado pela Reuters.
“A esperança de encontrá-los nos manteve vivos. Quando encontramos as crianças sentimos alegria, não sabemos o que fazer, mas somos gratos a Deus”, disse Valencia.
As crianças pertencem à etnia indígena uitoto e têm 13, nove e quatro anos, além de um bebê de 11 meses, que completou um ano durante o período na selva.
CRONOLOGIA: entenda o acidente e as buscas pelas crianças
RESGATE: Sobreviventes recebem assistência médica em Bogotá
PISTAS QUE AJUDARAM: veja como foi a operação de buscas pelas crianças
ONDE ESTÁ WILSON? Cachorro herói que ajudou a encontrar crianças segue desaparecido
Após serem encontradas pelo Exército colombiano na sexta-feira (9), elas foram encaminhadas à capital Bogotá no início deste sábado (10) para tratamento médico. Inicialmente, foram tratadas por médicos militares que faziam parte das equipes de busca que os procuravam.
A avó das crianças, Maria Fatima Valencia, também deu entrevista.
“Já me recuperei da dor da perda da minha filha. Depois desse sofrimento, vou encorajar meus netos a seguir em frente. Preciso deles aqui. Quero abraçar meus quatro netos”, afirmou a avó.
Os nomes das quatro crianças são:
Lesly Mucutuy, de 13 anos;
Soleiny Mucutuy, de 9 anos;
Tien Mucutuy, de 4 anos e
Cristin Mucutuy, que completou 1 ano enquanto ainda estava perdida na mata.
Crianças que sofreram acidente de avião na Colômbia são resgatadas após 40 dias
Entenda o caso
O acidente de avião aconteceu no dia 1º de maio. O voo faria o trajeto entre Caquetá e San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana. Pouco depois da decolagem, o piloto informou haver falhas na aeronave, que desapareceu dos radares logo depois.
No início das buscas, os corpos dos três adultos foram encontrados, incluindo o da mãe das crianças, Magdalena Mucutuy Valencia.
Equipes de busca encontraram as pistas de que as crianças tinham saído pela mata, se afastando do local do acidente. Entre os objetos estavam: fraldas, a tampa de uma mamadeira, tesoura, mamadeira, um maracujá mordido e, a cinco quilômetros da cena do acidente, pegadas de criança.
Elas foram encontradas após o desaparecimento de Wilson, um dos cachorros que participava da operação.
O Exército colombiano informou que pegadas do animal foram encontradas junto com marcas que poderiam ser das crianças. Mas, no momento do resgate, o cachorro não estava com elas.
Encontradas vivas depois de 39 dias crianças que viajavam num avião que caiu na Colômbia
Crianças desaparecidas na Colômbia: veja cronologia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.