Redemoinho de poeira assusta trabalhadores de obra em Inhumas; vídeo

redemoinho-de-poeira-assusta-trabalhadores-de-obra-em-inhumas;-video


O fenômeno flagrado na tarde da última sexta-feira (9) é comum nessa época do ano. Apesar de durar poucos minutos, os redemoinhos conseguem levantar pequenos objetos. Moradores filmas redemoinho, em Inhumas
Um redemoinho gigante assustou os trabalhadores de uma obra em Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia. Um vídeo mostra quando o fenômeno de poeira é formado em meio a construção (assista acima).
Nas imagens, ainda é possível ver o redemoinho avançando e ouvir um dos trabalhadores dizendo “olha lá, está levando os madeirites”.
O redemoinho flagrado na tarde da última sexta-feira (9) é comum nessa época do ano. Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a formação do fenômeno ocorre quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente.
LEIA TAMBÉM:
Redemoinho gigante assusta caminhoneiro em fazenda de Goiás; vídeo
Trabalhador filma redemoinho gigante em fazenda de Iaciara; vídeo
Redemoinho gigante arranca telhado de empresa em Iporá; vídeo
“Assim, esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o “turbilhão de poeira” que pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura, sendo a sua duração de poucos segundos ou minutos”, explica André.
Ainda conforme o gerente do Cimehgo, os redemoinhos ficam mais evidentes em agosto e setembro e acontece com mais frequência na zona rural. Isso porque as construções nas cidades acabam interferindo na direção dos ventos.
Apesar de durar poucos minutos, André explica que os redemoinhos conseguem levantar pequenos objetos e por isso é importante que as pessoas não brinquem com eles, pois, pode acontecer algum problema, fora a poeira que ele gera.
Trabalhadores registram redemoinho de poeira em Inhumas
Reprodução/TV Anhanguera
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.