Queimadas prescritas são feitas no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

queimadas-prescritas-sao-feitas-no-parque-nacional-de-chapada-dos-guimaraes


Medida preventiva é adotada neste sábado e domingo para evitar queimadas extensas durante período seco Um comunicado emitido pelo ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) informa que neste sábado e domingo (10 e 11), brigadistas vão realizar queimas prescritas em pontos específicos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
A medida é feita para evitar que um possível incêndio se alastre e fique fora de controle nos períodos mais críticos de seca e de temperaturas altas, que eventualmente ocorrem a partir de agosto.
As regiões do Morro São Jerônimo, Quebra Gamela, Cidade de Pedra, Portão do Inferno, Véu de Noiva e vales dos rios Mutuca, Claro, e Soberbo, no interior da unidade de conservação federal, serão o foco da ação.
O ICMbio alerta que a fumaça e as chamas poderão ser vistas por visitantes do Parque Nacional e por moradores dos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, tanto na zona rural quanto na zona urbana. No entanto, não há motivo para pânico, os brigadistas vão acompanhar todo o processo.
Será utilizado um helicóptero para o transporte dos brigadistas até os locais designados. A previsão meteorológica indica dias ensolarados, umidade relativa do ar entre 35% e 50%, e ventos constantes com origem no quadrante norte.
Não há indicação de fechamento dos atrativos turísticos, mantendo-se as visitas porventura agendadas. As atividades da brigada devem concentrar-se durante o dia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.