Eduardo Paes segue em vantagem no Rio, segundo pesquisa da Atlas

Eduardo Paes segue em vantagem no Rio, segundo pesquisa da AtlasESTADÃO CONTEÚDO

Eduardo Paes (PSD), atual prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, lidera a disputa pelo cargo nas eleições de 2024. Com 48,6% das intenções de voto, ele tem vantagem de 16,6 pontos percentuais em relação ao deputado federal Alexandre Ramagem (PL), que aparece em segundo lugar com 32%. Os dados são da pesquisa Atlas/CNN, divulgada nesta segunda-feira (23).

Foram entrevistados 1,6 mil eleitores do Rio, entre os dias 17 e 22 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-03345/2024.

O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) tem 8,9%, seguido por Carol Sponza (Novo), com 3,4% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Marcelo Queiroz (PP), com 0,9%, Rodrigo Amorim (União), com 0,6%, e Juliete Pantoja (UP), com 0,5%. Cyro Garcia (PSTU) e Henrique Simonard (PCO) registraram 0,1% cada. Outros 2,5% disseram votar branco ou nulo, e 2,7% não souberam responder.

Esta é a primeira pesquisa AtlasIntel divulgada após o registro das candidaturas e depois do início da campanha e da realização dos primeiros debates entre os principais candidatos a prefeito do Rio de Janeiro. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os votos brancos e nulos, Paes tem 51,2%, Ramagem, 33,7%, Tarcísio Motta, 9,3%, e Carol Sponza, 3,6%.

Paes vence as duas simulações de segundo turno realizadas pela AtlasIntel. Em uma etapa derradeira do pleito contra Ramagem, o prefeito teria 58% de intenções de voto e o deputado do PL, 36%. Neste cenário, são 3% os que não sabem e 4% votariam branco ou nulo. Contra Tarcísio Motta, Paes teria 55% ante 16% do candidato do PSOL. São 26% os que votariam branco ou nulo e 3% não sabem.

Quadro complexo em Belo Horizonte A pesquisa AtlasIntel sobre o cenário eleitoral em Belo Horizonte mostra que o deputado estadual Bruno Engler (PL) está liderando a corrida para a prefeitura da capital mineira com 25,2% das intenções de voto. O levantamento também revela um empate quádruplo na disputa pelo segundo lugar.

Numericamente, o segundo colocado é o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), que aparece com 15,3%. Ele é seguido pelo vereador Gabriel Azevedo, do MDB, com 14,4%, pela deputada federal Duda Salabert (PDT), com 13,7%, e pelo atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), com 13,5%. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais, há um empate técnico entre Tramonte, Gabriel, Salabert e Fuad.

O deputado federal Rogério Correia (PT) tem 10% de menções, Indira Xavier (UP), 1,1% e o senador Carlos Viana (Podemos), 1%. Lourdes Francisco (PCO) tem 0,4%, enquanto Wanderson Rocha (PSTU) foi citado, mas não pontuou. Indecisos somam 4,1% e 1,2% dos eleitores belo-horizontinos pretendem votar branco ou nulo.

A AtlasIntel ouviu 1.598 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 17 e 22 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-06581/2024.

Simulações de segundo turno A Atlas realizou seis simulações de segundo turno para a eleição em Belo Horizonte. Entre Engler e Fuad Noman, a vantagem é do atual prefeito, que venceria a etapa derradeira do pleito por 48% dos votos a 39%. Nesta simulação de segundo turno, são 11% os que votariam branco ou nulo e 2% não souberam responder.

Entre Tramonte e Engler, a vantagem numérica é do apresentador, mas há empate técnico. Tramonte tem 37% das intenções de voto e Engler, 33%. São 26% os votos brancos ou nulos e 5% não souberam responder. Entre Gabriel e Engler, o vereador do MDB venceria a eleição por 43% a 33%, segundo a Atlas. Seriam 21% os votos brancos e nulos e 2% não souberam responder.

Em um cenário entre Bruno Engler e Duda Salabert, há vantagem numérica da deputada federal do PDT, com empate técnico entre os dois: Salabert teria 43% das intenções de voto e, Engler, 42%. São 14% os que votariam branco ou nulo e 1% não soube responder Entre Engler e Rogério Correia, o deputado estadual do PL teria 41% e, o petista, 36%. São 21% os que votariam nulo ou branco e 2% não souberam responder. O candidato do PL também venceria Carlos Viana, por 37% a 20% dos votos. Entre os dois, são 38% os que votariam branco ou nulo e 5% não soube responder.

Atual prefeito lideram em Vitória O levantamento do instituto AtlasIntel para a prefeitura de Vitória (ES) aponta que o atual prefeito da capital capixaba, Lorenzo Pazolini (Republicanos), lidera as intenções de voto no município, com 45,5% de menções no cenário estimulado. O segundo colocado é o ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que registra 17,6%, seguido pelo ex-prefeito de Vitória João Coser (PT), com 17%. Os deputados estaduais Capitão Assumção (PL) e Camila Valadão (PSOL) têm 8,1% e 7,4%, respectivamente, enquanto o empresário Du (Avante) foi citado por 0,3% dos entrevistados. São 0,7% os que votam branco ou nulo e 3,2% não responderam.

Esta foi a primeira pesquisa do instituto Atlas sobre as intenções de voto à prefeitura da capital capixaba. O instituto realizou 1.198 entrevistas virtuais (recrutamento digital aleatório) com eleitores de Vitória entre os dias 17 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-02969/2024

Convertendo as intenções de voto para votos válidos, ou seja, excluindo-se os votos brancos, nulos e indecisos, Pazolini registra 47,4% de menções no levantamento, seguido por Vellozo Lucas, com 18,3%, e João Coser, 17,8%. Para que o pleito seja finalizado no primeiro turno, um dos candidatos deve obter proporção dos votos superior a 50% dos sufrágios válidos.

Simulações de segundo turno Em um eventual segundo turno entre Pazolini e João Coser, o atual prefeito se reelegeria por 56,3% a 32,4%, segundo a pesquisa da Atlas. São 8,1% os votos brancos e nulos e 3,2% não soube responder.

Entre Pazolini e Vellozo Lucas, o mandatário se reelegeria por 53,9% a 37,6% das intenções de voto. São 4,7% os indecisos e 3,8% os votos nulos e brancos.

The post Eduardo Paes segue em vantagem no Rio, segundo pesquisa da Atlas first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.