Ruy Muniz propõe avenida com 15 km cortando Montes Claros, 40 novas creches e redução da tarifa de ônibus


Candidato a prefeito pelo PSB foi o entrevistado do MG1 desta segunda-feira (23). MG1 entrevista Ruy Muniz, candidato a prefeito de Montes Claros
O candidato a prefeito em Montes Claros, Ruy Muniz (PSB) , participou do MG Inter TV 1ª Edição desta segunda-feira (23). Esta semana, o telejornal exibe entrevistas com todos os candidatos da cidade. O ordem foi definida por sorteio. A construção de uma avenida de 15 km, 40 novas creches e subsídio do transporte coletivo foram algumas das propostas apresentadas.
Durante a entrevista, ao vivo, com duração de 20 minutos, o candidato teve a oportunidade de responder as perguntas feitas pelo apresentador, Pablo Caires. Entre outras questões, ele também respondeu sobre a motivação para se candidatar ao cargo e sobre a escolha da vice (veja a entrevista na íntegra acima).
SAÚDE
Ao ser questionado sobre a cobertura pelo Programa Saúde da Família, prometida ser completa em outra gestão do então candidato, Ruy Muniz destacou os avanços feitos na área na época em que esteve frente à prefeitura e disse que dará atenção para a pediatria.
“Não basta pagar um bom salário para os pediatras, é preciso dar retaguarda. Imagine que você está cuidando de uma criança grave, depois chega outra grave, e aquela que estava grave estabiliza e precisa dessa retaguarda. É necessário que a UPA tenha UTI pediátrica, UTI neonatal, enfermaria pediátrica, leitos intermediários. A UPA atualmente não tem estrutura. Eu quero fazer a saúde de Montes Claros voltar a funcionar”.
EDUCAÇÃO
Durante a entrevista, Ruy Muniz foi questionado sobre como haver recursos para executar a proposta dele de construir 40 novas creches em Montes Claros. Segundo o candidato, não falta recurso financeiro à prefeitura para executar investimentos para a educação.
“Montes Claros está mal servida de creche para abrigar criança de 0 a 3 anos e as mães não tem onde deixar. Nós vamos fazer até mais de 40 creches com o dinheiro do Governo Federal, financiado pelo FNDE.”
MOBILIDADE URBANA
Ao ser questionado sobre a mobilidade urbana, o candidato falou também sobre o transporte coletivo e considerando a atual frota ineficiente e propôs, caso eleito, subsidiar o valor da tarifa passando o valor de R$ 4,25 para R$ 3. A construção de uma avenida cortando a cidade de norte a sul irá solucionar os principais problemas.
“Montes Claros está dotada de grandes avenidas, mas está fazendo falta a avenida norte a sul. Ela vai começar na fábrica de cimento e terminar na ponte branca, estrada que vai para Belo Horizonte. São 15 km de avenida. Vamos colocar ônibus grandes, que transportam 120 passageiros para passarem pelas principais avenidas da cidade. No transporte coletivo precisamos conversar com as empresas e fazermos um pacto. Vamos reduzir a tarifa para aumentar o número de passageiros e, assim, aumentar o faturamento. Mobilidade urbana e transporte coletivo serão prioridades para mim.”
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Perguntado sobre o tema assistência social, Ruy Muniz criticou a atual gestão, disse que vai incentivar programas de habitação e que irá retornar com o restaurante popular na cidade.
“O atual prefeito fez uma conta errada e não tinha como o restaurante popular funcionar e pagar a todos os profissionais envolvidos. Tem que saber que o Governo Federal tem um programa que se chama PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, ele repassa dinheiro para nós. Temos que fazer funcionar para ter acesso a esse programa. Vamos voltar o restaurante popular, fazer cozinhas comunitárias para atrair o dinheiro do programa e conseguir fornecer alimentos para asilos, creches, abrigos, para o próprio restaurante”.
Nas considerações finais, o candidato destacou a trajetória dele em gestões na área da saúde e universitária, reclamou de perseguição política e disse que estará no segundo turno das eleições em Montes Claros.
Ruy Muniz (PSB) foi entrevistado no MG1 desta segunda-feira (23)
Kelson Fabiano
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.