Presidência antecipa pedido informações de ministérios para formatar mensagem ao Congresso em 2025

A Presidência da República resolveu antecipar os pedidos para que os ministérios entreguem seus relatórios de ações do ano e, com isso, iniciar as discussões sobre o conteúdo da mensagem presidencial que será enviado ao Congresso em 2025.

O documento, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é lido tradicionalmente na abertura do ano Legislativo, em fevereiro.

Em ofícios enviados aos ministérios, o gabinete do presidente pediu para que as pastas enviem as colaborações a partir dos últimos dez dias de setembro.

Um dos que já preparam o envio do documento é o Ministério do Meio Ambiente, que vai apresentar oito tópicos de entregas, entre eles:

  • “cidades melhores”;
  • “enfrentamento da emergência climática”;
  • e “proteção e recuperação da biodiversidade e combate ao desmatamento e incêndios”.

Com base nas informações, Lula deve definir com auxiliares o teor da mensagem.

Em 2024, o presidente não foi à abertura do ano Legislativo. Na ocasião, a mensagem foi lida pelo deputado federal Luciano Bivar (União-PE), então primeiro secretário da Congresso Nacional.

A mensagem destacou a importância do diálogo entre os Três Poderes e relembrou a retomada de alguns programas no país, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.

Em 2025, Lula terá que elaborar a mensagem diante de um cenário diferente. O governo já se encaminhará para a segunda metade do mandato. E a composição da mesa diretora do Congresso irá se alterar com as eleições da Câmara e do Senado.

X pode voltar? Entenda ação que pede ao STF desbloqueio da plataforma

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidência antecipa pedido informações de ministérios para formatar mensagem ao Congresso em 2025 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.