Projeto da Univasf realiza mapeamento e catalogação de construções históricas de Petrolina


O catálogo contém fotos, descrição histórica e dos materiais de construção constituintes dos edifícios catalogados. Catedral de Petrolina está entre as edificações catalogadas pelo projeto
Emerson Rocha / G1 Petrolina
Um projeto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) mapeou e catalogou 46 edificações antigas de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A catalogação foi realizada pelo projeto de pesquisa “Estudo e Catalogação dos Métodos Construtivos de Edificações Históricas em Petrolina-PE”, para preservar a memória dessas construções.
O trabalho de pesquisa foi desenvolvido durante cerca de um ano pela professora do Curso de Engenharia Civil da Univasf, Nailde de Amorim Coelho, e o aluno João Pedro Reges Ribeiro. O catálogo contém fotos, descrição histórica e dos materiais de construção constituintes dos edifícios catalogados. Os imóveis foram nomeados a partir da definição do Plano Diretor da cidade.
O catálogo das edificações de Petrolina pode ser encontrado na página do Núcleo de Pesquisas em Estruturas e Construção Civil. O projeto de pesquisa deu continuidade à catalogação das edificações antigas da região. A primeira parte foi realizada com o inventário das construções de Juazeiro, no Norte da Bahia.
Com o registro mantido online, caso as edificações passem por modificações, o cenário atual será preservado no site e a memória mantida. Entre os monumentos e edifícios catalogados estão: a Praça Dom Malan, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, Coreto da Praça Sete de Setembro, Monumento ao Centenário da Igreja Matriz e vários prédios comerciais e residenciais espalhados pela cidade.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.