Alunos do Escola Nota 10 entraram em campo para celebrar a alfabetização


 

Para quem aprende desde cedo, saber ler, escrever ou simplesmente interpretar textos de maneira correta, pode parecer simples e, de certa maneira, irrelevante. Mas, infelizmente, essa não é a realidade de muitos brasileiros.

Segundo indicadores do Índice Nacional do Analfabetismo, alguns setores da economia, como os de serviços domésticos, agricultura e construção civil são os mais afetados.

É por isso que a MRV, enxergando seu papel nesse cenário, definiu uma meta clara para os próximos anos – zerar o número de analfabetos e analfabetos funcionais nos canteiros de obra da empresa.

Para alcançar esse objetivo, a MRV conta com o Escola Nota 10, programa criado e mantido pela empresa, que em mais de 10 anos conta com quase 5.000 alunos alfabetizados.

O foco é a alfabetização no próprio canteiro de obras. Assim, as aulas são realizadas durante o expediente. Aprender no próprio canteiro de obras é uma oportunidade para os trabalhadores que antes não teriam acesso à educação. Assim, o programa consegue integrar a rotina profissional ao processo de aprendizagem.

Além de oferecer alfabetização, o programa disponibiliza cursos profissionalizantes em áreas como alvenaria, encanador, azulejista e pintor. Os cursos abrangem desde o ensino básico até o médio e incluem especializações, realizados em parceria com a Alicerce Educação, o SESI (Serviço Social da Indústria), o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e alguns sindicatos da Construção Civil.

E para celebrar o Dia Mundial da Alfabetização deste ano, comemorado em 08/09, a MRV levou onze de seus colaboradores, que fazem parte do programa, para uma experiência inesquecível.

Primeiro, vindos de diversas regiões do país, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a sede da empresa em Belo Horizonte. No dia seguinte, conheceram a Arena MRV, a casa do Galo, onde entraram em campo junto com a equipe na hora da partida. O que os alunos não sabiam é que as camisas dos jogadores estavam estampadas com os nomes e números escritos por eles mesmos.  E, para completar, uma das alunas do programa leu e anunciou a escalação do time do Atlético Mineiro no sistema de som da Arena.

Uma ação que celebrou a alfabetização e conscientizou sobre a importância do tema.

A maior construtora da América Latina, a MRV, acredita no poder transformador que um lar tem na vida de cada pessoa. Mas quer transformar a vida das pessoas também por meio da educação.

 

Saiba mais sobre essa iniciativa da MRV.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alunos do Escola Nota 10 entraram em campo para celebrar a alfabetização no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.