Partido de Rafael Correa anuncia candidata à presidência do Equador

partido-de-rafael-correa-anuncia-candidata-a-presidencia-do-equador

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador confirmou neste sábado mais três chapas que participarão das eleições presidenciais antecipadas, que acontecerão no dia 20 de agosto. Entre as candidaturas está a do partido Revolução Cidadã, do ex-presidente Rafael Correa. A legenda formalizou o nome da ex-parlamentar Luisa Gonzáles como candidata, enquanto o vice será o ecnomista Andrés Arauz.

Os nomes foram confirmados depois que o ex-presidente Jorge Glas, um dos mais cotados para a candidatura, declinar da possibilidade. Ele será o coordenador de campanha da dupla escolhida.

No Twitter, Correa anunciou os dois candidatos do partido de esquerda. “Vamos recuperar o país. E ter pela primeira vez uma mulher presidenta, eleita nas urnas”, afirmou em seu perfil.

O pleito presidencial foi antecipado depois que o presidente do país, Guillermo Lasso, assinou o decreto conhecido como “morte cruzada”, que resultou na dissolução da Assembleia Nacional, mas também encurtou seu mandato, que iria até 2025.

O CNE confirmou mais duas chapas. Uma delas é da coligação Actuemos, formado pelos partidos Sociedad Unida más Acción (Suma) e Avanza, que consolidou o ex-vice-presidente do Equador Otto Sonnenholzner como cabeça de chapa, enquanto a candidata a vice será Erika Paredes. O partido Esquerda Democrática, que apoiaria a aliança, não anunciou apoio.

Outra chapa presidencial é formada pelos ex-deputados Fernando Villavicencio e Andrea González, do Movimento Construye, que serão candidatos à presidente e vice, respectivamente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Partido de Rafael Correa anuncia candidata à presidência do Equador no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.