Na ONU, Nayib Bukele destaca medidas de segurança controversas em El Salvador

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, subiu ao palco da Assembleia Geral da ONU na terça-feira (24) para se gabar das melhorias de segurança em seu país e afirmou que nações mais ricas estão se tornando menos seguras.

“Hoje, o mundo está olhando para o exemplo de El Salvador e se pergunta: ‘como um país pode se reerguer tão rapidamente?’ Mas talvez deveriam fazer uma pergunta diferente: ‘como o resto do mundo está desmoronando tão rapidamente?’”, disse ele.

O presidente salvadorenho – que conquistou o apoio de conservadores dos EUA e a crítica de defensores dos direitos humanos devido a suas táticas severas contra suspeitos de gangues – afirmou que em algumas cidades “supostamente do primeiro mundo”, os negócios são obrigados a proteger produtos atrás de portas de vidro.

“Enquanto El Salvador se tornou mais seguro, o mundo se tornou menos seguro”, afirmou.

Políticas de segurança controversas

O crescente controle de Bukele sobre o poder permitiu que ele restaurasse a paz nas ruas de El Salvador, que já foram dominadas por gangues. Mas isso teve um custo. Alguns direitos constitucionais, como o devido processo, foram suspensos sob medidas de emergência, levando a um aumento massivo de prisões e a protestos de grupos de direitos humanos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Na ONU, Nayib Bukele destaca medidas de segurança controversas em El Salvador no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.