VÍDEO: Conheça o ‘nariz’ do Morro Cambirela, em Palhoça

video:-conheca-o-‘nariz’-do-morro-cambirela,-em-palhoca

Dentre os intermináveis obstáculos do Morro Cambirela, em Palhoça, podemos enumerar vários. Paralelo às dificuldades de subir quase 1000 metros acima do nível do mar, estão algumas atrações da montanha.

Nariz no Morro do Cambirela

Nariz do Cambirela, no morro, em Palhoça – Foto: Marcelo Feble/NDTV/Divulgação/ND

Além da ‘árvore do abraço’, temos também o ‘nariz’ do Cambirela. Virado para o lado leste, em direção a BR-101, o formato realmente lembra um nariz e também virou uma atração na escalada da montanha.

O Morro do Cambirela é a maior montanha da região da Grande Florianópolis e, anualmente, é procurado por turistas, montanhistas e curiosos de todas as partes do mundo, ao contrastar com as paradisíacas praias do litoral da região.

Veja o vídeo

Morro Cambirela, em Palhoça – Vídeo: Marcelo Feble/NDTV/Divulgação/ND

Pedra conhecida como ‘nariz’ do Cambirela – Vídeo: Diogo de Souza/ND

Expedição

O 63º BI (Batalhão de Infantaria) do Exército, em Florianópolis, prestou uma homenagem às vítimas do desastre aéreo de 1949, quando o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) Douglas C-47 2023 não venceu o Morro do Cambirela, em Palhoça.

O acidente vitimou 28 pessoas e foi considerado o maior desastre aéreo do País, até 1980. O Grupo ND acompanhou a escalada para contar um pouco do que foi o cenário de terror vivido pelos envolvidos na tragédia.

Em paralelo ainda colheu materiais a respeito da escalada que exige preparação, paciência e atenção em meio a trilha.

Confira os conteúdos produzidos

>>> Conheça a pedra que foi ‘pivô’ do acidente com avião da FAB

>>> Expedição reconta e homenageia os envolvidos na tragédia com o avião da FAB no Cambirela

>>> A espantosa preparação de uma montanhista para subir o Cambirela

Morro do Cambirela

Montanha mais íngreme da Grande Florianópolis, o Morro do Cambirela, em Palhoça, dificilmente passa despercebido por quem chega na região.

Com mais de 1.000 metros acima do nível do mar, o local faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e é ponto de exploração de ambientalistas e desportistas, atrás da ousada ideia de chegar ao cume, que soma quase 900 metros de altimetria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.